Gripe Suína é tema de treinamento promovido pela PMA

Saúde
05/05/2009 16h39
Início > Noticias > 37768

Atenta à necessidade de orientar os profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) a respeito do vírus H1-N1 (variação do influenza A causador da chamada 'gripe suína'), a Prefeitura Municipal de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 4, um treinamento direcionado ao diagnóstico, monitoramento e controle de casos suspeitos da doença.

A capacitação está sendo promovida pela Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps) e o público alvo é formado por funcionários de nível superior e médio e ainda do setor administrativo da RUE. Neste primeiro momento, 55 médicos e enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju participaram do treinamento.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Daniele Martins, nesta primeira oportunidade, os profissionais de Urgência e Emergência da saúde municipal puderam tirar suas dúvidas sobre o vírus H1-N1. "Eles foram esclarecidos sobre o protocolo de assistência a pacientes com suspeita de estarem com o vírus H1-N1. Ficaram sabendo como devem proceder, quais os sintomas da doença, ecomo deve ser feito o monitoramento", destacou a coordenadora.

Daniele Martins ressaltou ainda a importância de mencionar o vírus H1-N1 por sua nova denominação. "Desde o dia 30 de abril, a Organização Mundial em Saúde [OMS] modificou o nome de influenza Suína para influenza H1-N1. O intuito dessa mudança é fazer com que as pessoas não associem a doença à ingestão de carne suína", pontuou Daniele.

Para a coordenadora municipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192-Aracaju), Ivana Mendonça, é imprescindível que profissionais e técnicos dos serviços de urgência estejam treinados para saber atuar com relação ao novo vírus H1-N1. "O profissional deve estar preparado para agir de forma tranquila, sem fazer alardes desnecessários. Este curso serve para ele entender essa doença extremamente nova, tratando-a de forma correta", disse.

Calendário

Nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, o treinamento será direcionado aos demais profissionais que compõem a RUE, contemplando auxiliares e técnicos em enfermagem, técnicos laboratoriais, recepcionistas, seguranças, entre outros funcionários. A capacitação acontece a partir das 19 horas, no Coeps, situado à avenida Luiz Carlos Prestes, nº 96, bairro Ponto Novo.