População deve redobrar cuidados no período chuvoso

Agência Aracaju de Notícias
06/05/2009 09h03

As chuvas fortes e frequentes que começam a cair em Aracaju já deixam em estado de alerta as equipes de trabalho da Prefeitura Municipal (PMA) e exigem cuidados redobrados por parte da população. De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, este ano o período chuvoso será atípico.

"A média de chuvas para o mês de maio é geralmente de 320 milímetros. Agora estamos trabalhando com a estimativa de que, até o resto do mês, a média aumente em 20 a 30%. É um índice alto", explica Overland.

O meteorologista afirma ainda que os índices pluviométricos devem permanecer altos por mais alguns meses. "A tendência é de que as chuvas se intensifiquem até o mês de agosto, chegando a uma média histórica", alerta Overland.

Serviços

Para evitar transtornos à população, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju mantém ações permanentes de prevenção de alagamentos. Através de um mapeamento das áreas de risco, as equipes executam a desobstrução da rede de drenagem e a substituição de tampas e tubulações.

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Paulo Costa, os serviços de manutenção executados na rede de drenagem pluvial da capital são intensificados nos períodos de chuvas. "Atuamos prioritariamente naqueles locais que são diagnosticados como emergenciais. Quando um tubo se rompe, além de provocar a obstrução da rede, a estabilidade do asfalto também é comprometida. Em alguns casos, se não houver uma intervenção imediata, pode ocorrer a formação de buracos profundos pela erosão do terreno", explica.

Todo o trabalho da PMA só tem efetividade se a população colaborar com atitudes simples no dia a dia. A principal delas é evitar o despejo de resíduos em via pública. "A manutenção da drenagem é fundamental para desobstruir as áreas de circulação de água. Portanto, se as pessoas não querem passar pela situação de ver suas ruas alagadas, o ideal é que não joguem lixo na rua, para não tampar as bocas de lobo", alerta o meteorologista Overland Amaral.

Saúde

Com as chuvas fortes também aumenta o risco da proliferação do Aedes Aegypti. Embora as ações de combate à reprodução do mosquito transmissor da dengue tenham diminuído em 98,89% o número de casos confirmados da doença em Aracaju nos primeiros quatro meses do ano, é preciso que a população continue vigilante.

Para quem costuma criar plantas, o ideal é substituir a água dos vasos de planta por terra. Em pratinhos de vasos ou de xaxins, é necessário escorrer a água e colocar a areia até a borda. Garrafas vazias devem ser guardadas sempre com a boca para baixo e em locais cobertos.

É preciso também fechar bem o saco de lixo e manter a lixeira sempre tapada. Tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinhas, saquinhos plásticos, embalagens plásticas e de vidro também podem acumular água. Os vasilhames para água de animais domésticos devem ser lavados com esponja e sabão pelo menos uma vez por semana.

Quem armazena pneus velhos em casa, deve guardá-los em local coberto. Quem deseja se livrar deles, pode entregar o material aos serviços de limpeza urbana. Para solicitar o serviço basta entrar em contato com a Emsurb através do telefone 0800 284 1300.

As equipes também podem ser acionadas para realizar a limpeza de terrenos baldios e espaços públicos. Toda a sociedade tem condições de evitar e prevenir a dengue. Para isso, basta manter sua casa e quintal sempre limpos e receber bem os agentes de saúde.