SMTT proíbe uso de películas em táxis

Transporte e Trânsito
06/05/2009 15h22

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju, em cumprimento ao que estabelece a lei municipal n° 1.544 de 15 de dezembro de 1989, que proíbe o uso de vidro não transparente por táxis, está intensificando a fiscalização aos taxis que circulam na capital. O objetivo é orientar os condutores e punir aqueles que insistirem em utilizar películas em seus veículos.

De acordo com o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a película utilizada pela maioria dos táxis dificulta a visibilidade do condutor e do passageiro, já que grande parte dos veículos tem películas com transparência mínima. "O cumprimento da lei facilita a identificação dos taxistas e dos passageiros em casos de assaltos e sequestros relâmpagos, por exemplo, além de evitar acidentes e atropelamento de pedestres, ao melhorar a visibilidade", explica.

Os taxistas já estão sendo orientados pelos fiscais da SMTT a retirarem as películas dos veículos. Caso não o façam, serão autuados e terão seus veículos encaminhados para o pátio do órgão. A liberação só será feita mediante o pagamento das despesas de guinchamento e o cumprimento de sanções administrativas, além da retirada da película.

"Todas as contestações dos taxistas em relação à lei são em defesa do uso pessoal do veículo, mas a lei é específica para táxi, que é uma concessão pública. Eles têm o dever de transportar os cidadãos com segurança", ressalta Samarone.