Prefeitura promove Semana de Luta Antimanicomial com o tema Álcool e Drogas

Saúde
18/05/2009 09h45
Início > Noticias > 37775

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), preocupada com os transtornos psicológicos causados pela dependência de álcool e drogas, realiza de 18 a 24 de maio a Semana de Luta Antimanicomial. Nesse período, o tema 'Álcool e Drogas' será debatido com a sociedade civil, para que se avalie a importância do envolvimento de cada setor no combate a esse tipo de dependência.

Um dos objetivos do evento é apresentar à população as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), no cuidado relativo ao álcool e às drogas. Além disso, também será abordada a necessidade de implementar a política de combate ao álcool e a outras drogas, através da criação de dispositivos para evitar o uso desse tipo de substâncias.

Com essa atividade, a PMA pretende alertar a população que o uso de drogas causa inúmeros transtornos à saúde. Entretanto, uma vez acometido pela dependência dessas substâncias, o cidadão pode contar com uma rede sólida de assistência e recuperação. Em Aracaju, desde o final do ano de 2002, o Caps AD Primavera e o Programa de Redução de Danos são os principais responsáveis pelo atendimento aos usuários de álcool e drogas.

Programação

A Semana de Luta Antimanicomial terá uma vasta programação, que inclui debates e discussões sobre o tema 'Álcool e Drogas', além de  esquete teatral, lançamento de exposição fotográfica e apresentações culturais. A abertura do encontro acontece nesta segunda-feira, 18, às 17 horas, no Shopping Riomar.

Durante o resto da semana haverá exibições de filmes e também palestras sobre os programas desenvolvidos pela Reap voltados à saúde mental de pessoas dependentes de álcool de drogas.