PMA abre inscrições para 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública

Governo
07/05/2009 10h22

Nos dias 29 e 30 deste mês será realizada em Aracaju a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O objetivo é promover debates que auxiliem na construção de uma política nacional de segurança que priorize a cidadania e a prevenção à violência. Os interessados em participar das discussões podem se inscrever gratuitamente no portal da Prefeitura de Aracaju. Basta clicar no banner do evento e preencher os campos solicitados.

O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal, com a participação de gestores de outras esferas governamentais, além de representantes de entidades da sociedade civil e trabalhadores da área de segurança pública.

Estarão em debate sete eixos temáticos: gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; diretrizes para o sistema penitenciário; e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Durante o evento, os participantes vão escolher representantes locais e elaborar propostas a serem levadas à Conferência Nacional de Segurança Pública, que ocorrerá em Brasília, de 27 a 30 de agosto. Lá, de forma compartilhada, serão definidos os princípios da nova política nacional de segurança pública e as diretrizes para cada um dos eixos temáticos da Conferência, dentro do novo paradigma adotado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que visa a efetivar a segurança pública como direito fundamental.

Segundo o secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, que participa da organização da etapa municipal da conferência, tudo será feito para garantir que o maior número possível de pessoas se envolvam e participem efetivamente do evento. "Todos os segmentos da sociedade devem participar para que a discussão acerca da política de segurança pública seja muito mais ampla", destaca.

Ainda de acordo com Bosco Rolemberg, atualmente a questão da violência e da criminalidade tem sido encarada sob uma ótica diferente. "A problemática está sendo enfrentada com uma postura mais preventiva. Estão sendo priorizados o resgate da cidadania, a educação e o valor da dignidade humana", explica.