Quem fez a inscrição pela internet não precisa pegar senhas para o Minha Casa, Minha Vida

Formação para o Trabalho
08/05/2009 08h00

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) informa a todos os moradores da capital interessados no Programa ‘Minha Casa, Minha Vida' que quem já fez a inscrição pela internet ou pelo 0800 da Caixa Econômica não precisa retirar uma senha no Centro de Convenções  na próxima segunda e terça-feira, dias 11 e 12. Também não é necessário comparecer à sede da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Basta imprimir o comprovante de inscrição e aguardar o resultado da seleção.

O cadastramento via internet do programa ‘Minha Casa, Minha Vida' ainda não tem data para acabar. Portanto, não há motivo para preocupação caso o sistema de inscrição on-line, que pode ser acessado na página da Prefeitura de Aracaju (PMA), fique temporariamente indisponível. Isto acontece porque muitas pessoas estão efetuando o cadastro ao mesmo tempo, sobrecarregando a rede e congestionando o sistema. A recomendação é tentar novamente em um outro dia ou horário

Para se ter uma idéia, na última segunda-feira, 4, foram contabilizados 160 mil acessos, que representaram uma média de 200 solicitações de inscrições por segundo. Até o final da tarde da última quarta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju contabilizou 53.487 inscrições. É importante lembrar que o sistema de inscrição on-line ficará disponível na página da PMA por tempo indeterminado. Podem se cadastrar através dessa ferramenta apenas pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e que não tenham residências em seu nome.

Outra opção para quem tem essa faixa de renda é se inscrever diretamente na Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Para isso, é necessário apresentar uma das senhas que serão entregues pelo município nas próximas segunda e terça-feiras, dias 11 e 12 deste mês, das 7 às 17 horas, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

Os candidatos deverão comparecer à Fundat a partir do próximo dia 13, na data e horário que constarem na senha. Quem preferir também pode se inscrever por telefone, junto à Caixa Econômica. O número é o 0800 726 0101. Já para quem tem renda familiar bruta entre três e dez salários mínimos, o cadastramento só pode ser feito em uma das agências da Caixa Econômica.

Próximos passos

Depois da fase de cadastramento, haverá a de seleção. Nesse momento, o selecionado será convocado para comparecer a uma agência da Caixa, à Prefeitura ou a outro local credenciado e apresentar os documentos de identidade, CPF e a comprovação de renda formal ou informal. A assinatura do contrato ocorrerá na entrega do imóvel.

A prestação mensal será de 10% da renda familiar e o valor mínimo a ser pago é de R$ 50. Não será preciso dar entrada, ou seja, o parcelamento é calculado sobre o valor total do imóvel. Além disso, as prestações só começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando o morador se mudar para a nova casa. Assim, não será preciso pagar aluguel e o financiamento da casa ao mesmo tempo.