Edvaldo Nogueira participa de homenagem ao presidente do BNDES

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2009 16h08

A Assembléia Legislativa de Sergipe concedeu nesta quinta-feira, 7, o título de cidadão sergipano ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista pernambucano Luciano Coutinho. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da cerimônia, realizada no fim da manhã no plenário da Casa. Também acompanharam a solenidade o governador Marcelo Déda, deputados estaduais e outras autoridades.

A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade. O parlamentar foi autor da propositura da concessão do título ao homenageado, aceita por unanimidade pelos demais deputados. Para Ulices, a entrega do diploma de cidadania sergipana a Luciano Coutinho é uma forma de reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país.

"Sua trajetória está diretamente ligada à industrialização brasileira. O professor Luciano Coutinho coordenou pioneiros estudos sobre competitividade visando à modernização do setor industrial. Foi secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, ajudando a conceber políticas públicas voltadas para áreas de alta complexidade, como biotecnologia e microinformática. Agora, na presidência do BNDES, Luciano Coutinho é um dos principais pilares do Governo Federal na implementação de políticas de combate aos efeitos da crise econômica internacional", afirmou o presidente da AL.

Segundo Edvaldo Nogueira, a homenagem é merecida. "É um reconhecimento justo, primeiro pelo papel que ele desempenha hoje à frente do BNDES, que é um banco de grande importância para o desenvolvimento do nosso país. Em segundo lugar, pela história de Luciano Coutinho, que lutou contra a ditadura, conseguiu sair do país para estudar, tornou-se um pesquisador brilhante e como professor universitário formou várias gerações de economistas. Por fim, ele merece a homenagem por seu empenho para viabilizar o financiamento de R$ 250 milhões, com o qual será possível a execução do Sergipe Cidades, que é um programa do Governo do Estado voltado ao desenvolvimento econômico e social de Sergipe", resumiu.

Agradecimento

Após receber o título, Luciano Coutinho falou de sua satisfação em receber a homenagem título e do orgulho em se tornar cidadão de um Estado que para ele é especial por ter sido um território de defesa da liberdade, palco de episódios de bravura e resistência contra o domínio holandês e a dominação dos povos indígenas, além de berço de nomes como Sílvio Romero, Tobias Barreto e Fausto Cardoso.

"É com honra redobrada que, como pernambucano e nordestino, recebo esse título. É uma distinção vinda de um povo altivo, lutador, bravo, que tem fibra. Agora, assim como no passado, há a perspectiva que este Estado inicie mais uma etapa alvissareira, uma caminhada firme rumo ao desenvolvimento, apesar da crise que vivemos em todo o mundo", disse, referindo-se ao financiamento do BNDES ao programa Sergipe Cidades.

Biografia

Nascido em Pernambuco, Luciano Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA), atuando como professor da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante nas Universidades de São Paulo, de Paris XIII, do Texas e do Instituto Ortega y Gasset.

Seus estudos acadêmicos sempre tiveram como temas principais a política industrial e o lado real da economia. Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros além de ter extensa produção de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro.

Entre 1985 e 1988, foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia. Até assumir a presidência do BNDES, em 2007, era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional e perícias econômicas.


Leia também...
Prefeito prestigia lançamento do Sergipe Cidades