Profissionais de saúde do município recebem orientações sobre Gripe A

Saúde
08/05/2009 11h05
Início > Notícias > Profissionais de saúde do município recebem orientações sobre Gripe A

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está realizando desde a última segunda-feira, 4, capacitações direcionadas ao diagnóstico, monitoramento e controle de casos suspeitos do vírus da gripe 'A' (H1-N1), popularmente conhecida como gripe suína. A capacitação é uma promoção da Rede de Urgência e Emergência (RUE) de Aracaju, por meio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps).

Estão participando do treinamento profissionais de saúde dos hospitais municipais Nestor Piva, Fernando Franco e do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). O público alvo é formado por funcionários de nível superior, médio e ainda do setor administrativo da RUE. No primeiro momento, 55 médicos e enfermeiros participaram do treinamento. Ontem e hoje é a vez dos profissionais de nível médio e do setor administrativo da RUE receberem as orientações.

Nesta sexta-feira, 8, a capacitação acontece às 19 horas e contempla auxiliares e técnicos em enfermagem, técnicos laboratoriais, recepcionistas, seguranças, entre outros funcionários. A capacitação acontece no auditório do Coeps, situado à avenida Luiz Carlos Prestes, nº 96, bairro Ponto Novo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Daniele Martins, na oportunidade os profissionais podem tirar dúvidas sobre o vírus 'A'. "Eles são esclarecidos sobre o protocolo de assistência a pacientes com suspeita de estar com o vírus. Ficam sabendo como devem proceder, quais os sintomas da doença, e como deve ser feito o monitoramento", destaca a coordenadora.

Daniele Martins ressalta ainda a importância de mencionar o vírus 'A' (H1-N1) por sua nova denominação. "Desde o dia 30 de abril, a Organização Mundial em Saúde [OMS] modificou o nome de influenza Suína para influenza H1-N1. O intuito dessa mudança é fazer com que as pessoas não associem a doença à ingestão de carne suína", pontua Daniele.

Para a coordenadora municipal do Samu, Ivana Mendonça, é imprescindível que profissionais e técnicos dos serviços de urgência sejam treinados para saber atuar com relação ao novo mal. "O profissional deve estar preparado para agir de forma tranquila, sem fazer alardes desnecessários. Este curso serve para ele entender essa doença extremamente nova, tratando-a de forma correta", afirma.