PMA apresenta ações de assistência social realizadas no bairro Soledade

Assistência Social e Cidadania
08/05/2009 16h46

Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município e articular toda rede socioassistencial, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), mais uma reunião comunitária. O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira, 7, no Cras Dr. Carlos Hardman Cortes, localizado no bairro Soledade.

Participaram do encontro representantes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Carlos Hadman Cortes, Grupos de Alcoólicos Anônimos, escolas municipais, Conselho Tutelar do 5º Distrito, lideres comunitários e servidores da Semasc. A coordenadora do Cras Dr. Carlos Hadman Cortes, Iraci Mendonça, abriu os trabalhos falando sobre a comunicação entre a Rede de Proteção Social Básica onde os Cras estão inseridos e as demais instituições.

"A comunicação é fundamental. Sem ela não podemos detectar as necessidades das comunidades. Este trabalho que está sendo desenvolvido com as instituições ligadas à saúde, educação e lideres comunitários é de suma importância para que possamos conhecer melhor a comunidade e dar um direcionamento mais eficaz a essas famílias que nos procuram", ressaltou.

Iraci esclareceu ainda a respeito das ações, serviços e programas desenvolvidos no Cras. "Tëmos grupos de convivência e sociabilidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; atividades lúdicas para crianças visando o fortalecimento de laços familiares e a interação entre criança e os demais membros da família e da comunidade; além de capacitações e inserção produtiva", disse.

Segundo a gerente do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Sandra Magno, essa foi a quarta reunião realizada pela Prefeitura de Aracaju com intuito de oferecer um atendimento de qualidade às famílias inseridas nos programas sociais e ampliar a oferta de serviços. "Essas reuniões comunitárias têm o objetivo de articularmos cada ator que faz parte da rede socioassistencial e apresentar os nossos serviços", acrescentou.

"Esta é uma oportunidade única para todos os atores que fazem parte desse sistema. A resolução do problema social do país depende da integração, não só do poder público, mas da sociedade como todo. É preciso buscar cada vez mais parceiros para fortalecer essa rede. Quero parabenizar a Prefeitura de Aracaju por esse trabalho", afirmou a assistente social da Dr. Carlos Hardman Cortes, Taciani Pelizaro.