Devido à incidência de fortes chuvas durante o último fim de semana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), montou um programa de atuação em caráter emergencial para solucionar os problemas provocados pelo grande volume de água. Desde o fim de semana, o trabalho tem sido intenso para liberar os acessos das vias e garantir a segurança do tráfego.
No bairro Santa Maria, por exemplo, as equipes da Emurb estão trabalhando na retirada de material arenoso que desceu do Morro do Avião nas ruas B-4, B-5 e Auxiliar II. A iniciativa visa garantir a trafegabilidade das ruas e avenidas que, por conta das chuvas, ficaram com a estrutura comprometida, dificultando o tráfego de veículos.
Já no bairro 13 de Julho, equipes realizam a desobstrução de seis tubos de concreto que compõem o canal Tramandaí. Com o volume de águas que caiu na capital, o local se tornou um ponto de alagamento, principalmente por causa do aumento do nível da maré. As ações consistem na limpeza das pontas de alas (saídas do sistema de drenagem que desembocam nos mangues) e das galerias da rede de drenagem submersas ao pontilhão do canal.
Na comunidade Coqueiral, a Emurb vem trabalhando desde o domingo, 10, na retirada de material de encosta que obstruiu o trânsito na área da avenida Euclides Figueiredo. No início da manhã desta segunda-feira, o tráfego já havia voltado à normalidade. A previsão é de que todo o material da encosta seja retirado para coibir o risco de acidentes para os moradores e motoristas.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, os trabalhos começaram no último sábado em diversos pontos da cidade. "Estabelecemos uma programação com os pontos emergenciais para mobilizar as equipes ainda no último fim de semana. As ações vão desde a retirada de material de encosta até a recuperação de tubulações danificadas, como a que estamos realizando na rua Porto da Folha, no bairro Suissa. Ainda estaremos trabalhando em vários pontos da cidade nos próximos dias, inclusive no fim de semana para garantir a tranquilidade da população", comentou.
Chuvas continuam
Segundo informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemise/Semarh), os elevados índices pluviométricos registrados nos últimos dias ainda deverão se prolongar até agosto. A previsão é que as chuvas continuem intensas em todo o Estado até o início da próxima sexta-feira, 15.
A previsão do meteorologista e coordenador do Centro de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, é de que o volume de águas só deve começar a diminuir a intensidade a partir do dia 15. Para esta terça-feira, 12, o centro prevê um índice pluviométrico de 42.2mm, o mais elevado da semana.
Fonte: Portal da Semarh
Leia mais...
CONVITE À IMPRENSA: (Prefeito visita áreas atingidas pelas chuvas)