A experiência bem sucedida de combate à dengue da Prefeitura de Aracaju será apresentada no XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). As ações serão relatadas pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho. O congresso começou ontem, 11, e vai até a próxima quinta-feira, 14, no Centro de Convenções Ulisses de Andrade, em Brasília.
Durante todo o ano passado, a Prefeitura de Aracaju realizou um controle permanente da infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti e organizou ações em várias vertentes, como campanhas publicitárias, mobilização da população, forças-tarefas, manutenção de salas de hidratação em unidades de saúde e manutenção da Unidade de Resposta Rápida (URR), para agilizar entrega de exames e atender casos suspeitos da dengue.
"A PMA continua em alerta, mas o resultado desse trabalho já está aparecendo. Registramos queda de 98,89% no número de casos confirmados da doença nos quatro primeiros meses de 2009, com relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, até o mês de maio, nenhum caso de óbito foi registrado por complicações causadas pela dengue ou por dengue hemorrágica", ressalta Marcos Ramos.
Cursos e mesa redonda
O XXV CONASEMS promoverá cursos científicos e mesas redondas sobre temas atuais ligados à gestão do Sistema Único da Saúde (SUS). De acordo com Marcos Ramos, o evento também tem importância fundamental para congregar os gestores municipais de saúde com representantes da Saúde das esferas federal e estadual.
"Durante o congresso estaremos discutindo as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o impacto dessas estratégias para as cidades brasileiras. Outra característica do CONASEMS é oportunizar o intercâmbio de experiências dos municípios no fortalecimento da gestão pública da saúde", explica o secretário.