Na tarde desta segunda-feira, 11, o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, empossou o novo secretário de Estado da Segurança Pública, delegado João Eloy de Menezes, que assume no lugar de Kércio Silva Pinto, titular da pasta desde o início de 2007. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Palácio de Despachos e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Conforme Belivaldo, João Eloy assume a Segurança do Estado em um cenário marcado por uma grande quantidade de investimentos. "Nunca se fez tanto como nos últimos anos. Acredito que a primeira parte das ações empreendidas pelo governador no que diz respeito à segurança pública foi cumprida. De agora em diante é fazer ainda mais", ressaltou o vice-governador.
Segundo ele, o novo secretário tem todos os pré-requisitos necessários para se exercer uma boa gestão. "A experiência de João Eloy, a convivência do profissional 'da casa', a vontade de fazer e acertar, as condições deixadas pelo secretário que sai, e as condições apresentadas pelo governo que aí se encontra, devem fazer com que a tranqüilidade continue a existir em nosso estado", afirmou Belivaldo, que ainda justificou a ausência do governador Marcelo Deda.
"O governador entendeu ser importante ter que se dirigir ao município de Estância em função das fortes chuvas que acabaram por provocar uma situação de emergência naquele município", colocou.
De acordo com o prefeito da capital, o conhecimento de João Eloy deverá contribuir de forma significativa para a melhoria na segurança do sergipano. "É um homem com 30 anos de atividade na policia, com um currículo vasto no que diz respeito ao cargo que está assumindo e que sem dúvida tem muito a acrescentar ao Governo do Estado", afirmou Edvaldo Nogueira.
'Sergipe mais seguro'
Em seu discurso de posse, o novo secretário disse já sentir o peso da responsabilidade e do compromisso com o governo, com a policia e sobretudo com a sociedade sergipana. "É através da integração dos organismos policiais que pretendo realizar o desejo de um Sergipe mais seguro o mais breve possível", enfatizou Eloy.
Entre suas principais metas o delegado destacou o combate implacável à epidemia do craque e ao avanço do tráfico com a criação do departamento de combate a entorpecentes; o desmonte do crime organizado; e a redução gradativa dos delitos de roubo a ônibus que tanto aterrorizam os usuários.
Delegado de carreira na Polícia Civil de Sergipe há 17 anos, João Eloy já ocupou diversas funções na corporação. Entre elas foi coordenador e superintendente da Polícia Civil, diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e, mais recentemente, numa função externa, diretor de Segurança do Tribunal de Justiça de Sergipe.
Dever cumprido
Secretário de Segurança do Estado desde o início da atual gestão, Kércio Pinto agradeceu ao governador pela oportunidade e procurou lembrar as conquistas alcançadas ao longo de sua administração. "Nos últimos dois anos as forças de Segurança Pública experimentaram um salto qualitativo nunca observado em períodos anteriores. Agradeço a confiança a mim dedicada e saio amigo deste governo que ajudei a colocar no pódio mais alto", comentou.
Prestigiaram à solenidade diversos integrantes da SSP de Sergipe e também o secretário de Estado da Segurança da Paraíba, Gustavo Ferraz Gominho, o superintendente da Polícia Federal no estado, Paulo Bezerra, o superintendente da Polícia Civil, Gilberto Guimarães, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emannuel Nascimento, e os também vereadores Valdir Santos e Moritos Matos, além do presidente estadual do PTB, Gilton Garcia.