Criado pelo Ministério do Esporte em 2003 e implantado em 2004 na capital sergipana pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, o Programa Segundo Tempo (PST) tem como objetivo principal democratizar o acesso ao esporte como forma de promover a inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.
De acordo com a diretora de Esportes da Funcaju, Silvania Barros, o Segundo Tempo em Aracaju vem atingindo a meta. Prova disso são as observações feitas pelos coordenadores dos 26 núcleos onde o Programa é desenvolvido. "Eles afirmam sempre que a integração social, a melhoria do convívio e a conscientização sobre a importância da prática esportiva têm sido reflexos notados nos jovens assistidos", declara.
Coordenado por João Manoel de Faro Neto, integrante do Departamento de Esportes da Funcaju, o Programa Segundo Tempo possui 26 coordenadores e 90 monitores, que atuam em 26 núcleos espalhados em 20 bairros da capital sergipana. Ao todo, são atendidas aproximadamente 5.200 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.
São oferecidas aulas de vôleibol, futsal, handebol, jiu-jítsu, basquete, dança, futebol, capoeira, entre outras modalidades. Os jovens também participam de atividades complementares, como xadrez e oficinas de desenho e pintura.
Desenvolvida no contraturno escolar, a iniciativa oferece ainda a crianças e adolescentes palestras com temas importantes e atuais, a exemplo da criminalidade, respeito ao meio-ambiente e drogas. "É uma maneira de orientá-los e deixá-los a par dos acontecimentos do dia-a-dia, despertando-os para o bom exercício da cidadania", salienta Silvania Barros.
Recreio nas férias
Integrante do Programa Segundo Tempo, o projeto piloto Recreio nas Férias atendeu 2.600 crianças e adolescentes no período de 2 a 6 de fevereiro deste ano. "Foram 13 núcleos atendidos, mas a perspectiva para o próximo projeto é de atender os 26 núcleos integrantes do PST em Aracaju", ressalta a diretora de Esportes da Funcaju.
Segundo ela, o Projeto obteve o sucesso esperado, pois o empenho dos coordenadores e monitores se completou com a dedicação das crianças. Ela acrescenta que um fator fundamental para o êxito do projeto piloto foi a parceria entre a Funcaju e alguns órgãos municipais, a exemplo da Emsurb, Samu, Guarda Municipal, entre outros.
Núcleos do PST
Atualmente, o projeto Segundo Tempo acontece nas escolas municipais João Paulo II, Teixeira Lott, Tancredo Neves, São Francisco de Assis, Elias Montalvão, Sérgio Francisco, João Teles, Sabino Ribeiro, Rotary, Costa Melo, Orlando Dantas, Olga Benário, Letícia Soares, Vicente Távora, José Conrado, Freitas Brandão, CSU, Carvalho Neto, Santa Rita, Diomedes, Laonte Gama, Lourival Fontes, Manoel Bonfim, Juscelino Kubitschek, Presidente Vargas e Florentino Menezes.