Dentro do processo de implantação do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, mais 300 professores e coordenadores da educação infantil da rede municipal de ensino estiveram reunidos para conhecer na prática métodos diferenciados para trabalhar o conteúdo curricular, adaptando-o à realidade dos alunos. A capacitação foi realizada no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Professor Fernando Lins de Carvalho, localizado no bairro Siqueira Campos.
O próximo encontro está previsto para o mês de junho. As informações foram passadas pela coordenadora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Simone Stival, e pelas assessoras Deyse Campos e Ângela Cordi. Apresentar atividades que promovam a reflexão e a ação dos docentes foi um dos objetivos principais do encontro. "Trabalhar com diferentes linguagens, histórias, uso de gráficos e um quadro rotina, além de canteiros de aprendizagem, foram alguns dos métodos de ensino apresentados aos profissionais da educação", explicou a coordenadora.
"Brincar, instigar, provocar, dar à criança a oportunidade de pensar sobre o que elas escrevem, lêem, falam e criam. Para que isso aconteça de fato, durante a capacitação o conteúdo de cada página do livro foi explorado das mais diversas formas, tudo isso para tornar o aprendizado diferente", explicou Deyse Campos, salientando que, para alcançar os bons resultados pretendidos, o professor faz a diferença. "Os livros podem contribuir para a qualidade do ensino, mas quem assegura essa qualidade é o profissional", ressaltou.
Benefícios
Para Simone Stival, trabalhar com esse material trará benefícios não só para o aluno, mas também para o profissional da educação. "Tendo seu próprio livro, cada estudante terá a oportunidade de registrar suas idéias, opiniões e visão de mundo. Já para o professor, esse será um instrumento de apoio, que irá ajudá-lo a organizar sua prática de forma mais intencional e consequente", destacou.
Segundo a professora Alda Dantas, da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Augusto Arantes Savazine, localizada no bairro Cidade Nova, o Sistema de Ensino Aprende Brasil vai facilitar o planejamento do professor com relação às atividades de sala de aula. "O recurso serve como um referencial para o professor. Essa é a melhor metodologia de ensino adaptada em um único livro, o que consequentemente vai ajudar na aprendizagem do aluno", ressaltou.