Município realiza ação preventiva sobre DST em escola da capital

Saúde
13/05/2009 15h24
Início > Noticias > 37836

Os Programas DST/Aids e Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram nessa terça-feira, 12, a oficina 'Árvore do Prazer', com professores e direção do Centro de Estudos Supletivos Severino Uchôa. O evento faz parte do plano de ação do Projeto 'Saúde e Prevenção nas Escolas' e tem o objetivo de preparar esses profissionais para que eles sejam agentes multiplicadores e repassem o que aprenderam para os alunos.

A ação visa a promover um ambiente educativo de reflexão e segurança para que adolescentes e jovens escolarizados possam analisar o grau de vulnerabilidade frente ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. "É necessária a realização dessa atividade voltada para jovens, uma vez que é nessa fase da vida em que as informações relacionadas à educação sexual precisam ser potencializadas", diz a técnica do Programa DST/Aids, Jô Oliveira.

A oficina 'Árvore do Prazer' consiste em uma didática de ensino em que as pessoas avaliam os riscos do sexo sem proteção e sugerem formas de minimizá-los. Trata-se de uma oportunidade para que os participantes possam tirar suas dúvidas quando o assunto é relacionamento saudável.

De acordo com Oliveira, a capacitação inclui a disponibilidade de informações precisas sobre serviços gratuitos e acessíveis, que disponibilizam atendimento de saúde e teste de HIV. Ao final da oficina, são distribuídos cartões com o endereço e o horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Projeto

O SPE é um projeto de caráter nacional. Em Sergipe, foi lançado em 2004 e conta com a parceria das seguintes instituições: secretarias Municipal e Estadual de Saúde; secretarias Municipal e Estadual de Educação, Sociedade Semear e Instituto Recriando. Atualmente, 19 escolas estaduais, 14 escolas municipais e 20 unidades de saúde estão inseridas no projeto em Aracaju.