PMA orienta e fiscaliza controle de animais

Saúde
13/05/2009 13h02
Início > Notícias > PMA orienta e fiscaliza controle de animais

Para prevenir doenças causadas por animais, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado permanentemente ações educativas e preventivas. Uma das atividades aconteceu na manhã dessa terça-feira, 13, em uma associação de proteção aos animais.

A inspeção foi motivada por denúncias dos moradores do Loteamento Praia do Refúgio, na Praia do Robalo, zona de expansão de Aracaju. Na localidade, a comunidade relatou a existência de animais silvestres presos, vários bichos soltos circulando nas ruas e riscos ao trânsito de veículos e à saúde pública.

A ação teve caráter interinstitucional. A SMS participou com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa). Também estiveram no local representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Ibama, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

À SMS coube verificar aspectos relativos à saúde dos animais, à exposição dos seres humanos a eles e aspectos sanitários em vigilância ambiental. A partir daí serão preparados relatórios e sugeridas medidas para resolver o problema.

"O objetivo não é punir ninguém, mas dar as devidas orientações de educação e prevenção. Nosso papel é evitar que as pessoas estejam em contato com fezes, urina de animais e outros perigos", informou o gerente em vigilância ambiental da SMS, Geraldo Santana.

A coordenadora do CCZ, Gina Blinoffi, disse que não são apenas os animais silvestres que podem transmitir doenças aos seres humanos. "Quando são vítimas de um tratamento inadequado ou expostos a situações de riscos, os bichos de estimação também podem causar diversos males", explicou.

Para a coordenadora do Núcleo de Fauna do Ibama, Gláucia Bispo, a PMA tem sido uma parceira muito importante. "Sempre podemos contar com o município para aprofundar o trabalho de vigilância nas comunidades da nossa cidade", destacou.