A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está empenhada em atingir a meta de cobertura vacinal do idoso contra a gripe. Uma das estratégias é a imunização em domicílio de idosos acamados e ou com dificuldades de locomoção. O serviço é realizado pela equipe de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dona Alta Noberta de Jesus, moradora do bairro Santa Maria e cadastrada na USF Celso Daniel, foi uma das assistidas. Ela sofre de pressão alta, problemas cardíacos e teve a mobilidade comprometida desde que sofreu um derrame. Dona Alta é acompanhada mensalmente por uma equipe do Programa de Saúde da Família, que observou sua dificuldade de locomoção e solicitou a presença de vacinadores no domicílio da idosa. "Gostei muito! É a primeira vez que recebo a vacina em casa e as meninas são muito alegres e prestativas", elogiou Dona Noberta.
Agora, ela já faz parte da parcela da população com mais de 60 anos imunizada contra a gripe pela Prefeitura de Aracaju. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, existem atualmente na capital sergipana 46.980 idosos. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 80%. Até o momento, foram vacinados 31.992 idosos, o que corresponde a 68,1% da população.
Para a coordenadora da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe em Aracaju, a técnica de imunização Débora Moura, a vacinação em domicílio vai ajudar a cumprir a meta estabelecida pelo MS. "Essa ação demonstra o compromisso da USF com o usuário de sua área de abrangência", destaca, lembrando que o serviço é destinado exclusivamente a idosos que forem identificados pelo Programa de Saúde da Família como incapacitados de se locomover até USF onde estão cadastrados para receber a vacina.