Agilidade no atendimento facilita inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida

Formação para o Trabalho
14/05/2009 12h00
Início > Notícias > Agilidade no atendimento facilita inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida

Quem comparece à sede da Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat) da Prefeitura de Aracaju para efetivar o cadastramento no programa ‘Minha Casa, Minha Vida' se surpreende com a agilidade e organização no atendimento. Iniciado na última quarta, dia 13, as inscrições na sede do órgão são reservadas àqueles que pegaram a senha no Centro de Convenções (CIC) entre os dias 11 e 12 de maio.

Embora o cadastramento esteja previsto para começar às 8h, muitas vezes o portão é aberto mais cedo para agilizar o atendimento. "Hoje [dia 14], às 7h, já havia gente esperando. Nós abrimos a Fundat mais cedo para adiantar o processo. No entanto, não há necessidade de dormir aqui ou chegar antes do horário, pois não há filas. Está tudo correndo acima das expectativas", afirma o presidente da Fundat, Carlos Magno, ressaltando que, antes das 9h, todos que esperavam já tinham conseguido se inscrever.

Carlos Magno explica ainda que a rapidez no atendimento se deve, principalmente, ao fato de os funcionários da fundação terem sido anteriormente capacitados para a correta realização do serviço. "Nós treinamos 15 trabalhadores da Fundat para orientar bem a população, e com a máxima agilidade. Nós estamos levando uma média de três minutos por atendimento", explicou.

A eficácia do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal pode ser facilmente percebida quando observa-se o número de pessoas cadastradas em tão pouco tempo. "Nós atendemos a uma média de 180 pessoas por dia aqui na Fundat. No Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência são 20. Se juntarmos com as inscrições solicitadas via internet, já estamos com 104.834 pessoas inscritas", ressalta Magno.

Impulsionado diante da perspectiva de realizar o sonho da casa própria, o gerente operacional Robson Silva Filho afirma que se surpreendeu com a rapidez do cadastramento. "Eu esperava uma situação precária, uma fila enorme. O trabalho aqui é nota 10, e o pessoal apóia bastante as pessoas que não entendem muito o processo", diz o jovem de 25 anos, morador do conjunto Augusto Franco. 

Cadastro

As inscrições para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida', na Fundação Municipal de Trabalho e Renda, seguem até o dia 23 de julho, de acordo com as previsões do órgão. A Fundat fica localizada à rua Pacatuba, 104, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações, o telefone é: 3179-1331 ou 3179-1334. Podem se cadastrar para o programa apenas pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, que não tenham residências em seu nome e que morem em Aracaju.   

Vale ressaltar que aqueles que realizarem o cadastramento via internet não precisam comparecer à Fundat. Basta esperar o comunicado da Caixa Econômica - que deverá chegar via Correios - para se apresentar à agência com a documentação exigida. Ainda não há prazo definido para o encerramento da inscrição online. Outra alternativa é se inscrever pelo teleatendimento da Caixa (0800 726 0101).


Confira a relação de documentos exigidos para os contemplados pelo programa:

Documentos pessoais
Comprovação de renda (formal e informal)
Verificação do CADÚNICO - Cadastro Único
Verificação do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuário, esta documentação é apresentada à Caixa, quando da seleção