O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 14, no Centro de Educação para o Trânsito Seixas Dórea da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a entrega simbólica da primeira autorização para conduzir veículo de tração animal e do registro de circulação ao condutor Edvaldo dos Santos. Mais de 700 condutores de carroças serão beneficiados com a medida.
Um café-da-manhã foi oferecido a todos que compareceram ao órgão para receber os novos documentos. Quem ainda não foi ao centro de educação da SMTT não deve se preocupar porque as demais autorizações estão disponíveis na sede do órgão para aqueles que participaram do processo de capacitação.
A partir desta quinta, 700 condutores de veículo de tração animal, popularmente conhecidos como carroceiros, podem circular dentro dos padrões de trânsito pelas vidas da capital sergipana. Todos eles passaram por quase um ano de cursos e aprenderam sobre legislação de trânsito, coleta de lixo, cuidados com os animais, direção defensiva, entre outras coisas. A medida visou atender à lei n° 3502, de 26 de novembro de 2007, que regulamenta o exercício profissional dos carroceiros.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira a partir desse momento irá ser resolvido e ordenado o trabalho do veículo de tração animal em Aracaju. "Dessa forma podemos fiscalizar e assim melhorar o trânsito e a limpeza pública da cidade. Sabemos que as carroças muitas vezes causam transtornos, mas os 700 cadastrados fizeram curso, sabem das regras, já possuem conscientização ambiental, vão se aperfeiçoar e melhorar a cada dia", disse.
De acordo com o prefeito, o objetivo da Prefeitura de Aracaju sempre foi organizar a categoria, na medida em que há no poder público municipal a consciência de que esses trabalhadores são pais de famílias e sobrevivem dessa atividade. "Nós legalizamos e estamos dando visibilidade e dignidade a essas pessoas", relatou.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está preparando cinco pontos de coletas de entulhos, onde os carroceiros podem despejar o lixo recolhido. "Vocês prestam um serviço social importante à população, pois carregam objetos e fazem mudanças de pessoas que não podem alugar um carro para realizar o trabalho. Além disso, recolhem restos de construções, entulhos e por esses e outros motivos são importantes para a cidade", enfatizou o prefeito. Edvaldo solicitou ainda que os carroceiros tivessem cuidado com os animais, alimentando-os e não os deixando soltos nas ruas para evitar acidentes.
O superintendente da SMTT, Antônio Samarone, ressaltou a oportunidade que foi dada a todos os condutores de veículos de tração animal. "Nossa equipe de educação visitou todos os bairros diversas vezes. Oferecemos cursos gratuitamente, no entanto uma parte da classe resolveu ignorar e por isso não está autorizada a circular dentro da cidade, correndo o risco, inclusive, de ter suas carroças apreendidas", alertou.
Condutores
O presidente da Associação dos Carroceiros de Aracaju, Marcelo Santos da Conceição, disse em nome da classe ter aprovado a iniciativa da prefeitura. "Agora temos segurança em circular. Sabemos que se houver uma colisão entre uma carroça e um carro, podemos reivindicar nossos direitos, assim como arcar com nossos erros", analisa.
Primeiro a receber a autorização para conduzir e o registro da carroça, o condutor de veículo de tração animal há 20 anos, Edvaldo dos Santos, nunca viu em outra gestão municipal uma ação como a do prefeito Edvaldo Nogueira. "Participei do curso e nele aprendi a como me comportar no trânsito e como estacionar; os locais corretos de circular; a respeitar o direito do outro e exigir o meu também", afirmou.
Almiro Carlos dos Santos, 37 anos, trabalha com carroça também há 20 anos e destacou a importância do cadastro, assim como a segurança em possuir a carteira. "As pessoas podem confiar no nosso trabalho, pois agora somos cadastrados e isso é uma garantia de contratar um carroceiro de verdade", observou.