Terminais de integração serão polos de arte e cultura

Transporte e Trânsito
20/05/2009 09h04
Início > Noticias > 37859

Todos os dias, centenas de cidadãos passam pelos sete terminais de integração do transporte coletivo de Aracaju. Devido ao grande fluxo de pessoas, os locais já se transformaram em importantes pólos de convivência e comércio. Pensando em fazer dos terminais espaços mais agradáveis e confortáveis para os usuários, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), criou um projeto de humanização dos espaços.

O objetivo do projeto da Coordenadoria de Educação para o Trânsito é transformar os terminais em espaços abertos para a arte e para a música. Para viabilizar o projeto de humanização, os terminais precisaram passar inicialmente por uma transformação estrutural, que incluiu reforma de banheiros, revitalização do mobiliário e pintura. Além disso, foram feitas as alterações necessárias para facilitar a acessibilidade de idosos e portadores de deficiência.

De acordo com a psicóloga da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, Rita de Cássia, a intenção do projeto de humanização é transformar os terminais em polos culturais. "Vamos preparar programações para aproveitar a produção artística dos alunos das escolas públicas municipais, da Escola de Arte Valdice Teles e dos diversos projetos da Prefeitura", conta.

Conservação

Ainda de acordo com Rita de Cássia, a Prefeitura de Aracaju pretende ainda realizar campanhas para conscientizar os usuários sobre a importância da conservação dos terminais. "Precisamos contar com a ajuda dos usuários para a manutenção das melhorias que realizamos, pois o índice de depredação é muito grande", afirma.

Para garantir a qualidade da prestação de serviços nos terminais, a Vigilância Sanitária é constantemente acionada para fiscalizar as condições de higiene dos alimentos e bebidas comercializados nesses espaços. O Corpo de Bombeiros também realiza ações periódicas para prevenir incêndios.