Secretária de Assistência Social de Aracaju profere palestra na OAB

Família e Assistência Social
18/05/2009 16h22
Início > Notícias > Secretária de Assistência Social de Aracaju profere palestra na OAB

Na última sexta-feira, 15, Dia do Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social (Cress/SE) reuniu profissionais da área para comemorar a data e discutir assuntos pertinentes e atuais. Com o tema ‘Socializar a riqueza para romper com a Desigualdade', o encontro aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) e contou com a participação de representantes da Prefeitura de Aracaju.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, proferiu palestra sobre a atuação do assistente social no Sistema Único da Assistência Social (Suas). "O trabalho do assistente social no Sistema Único de Assistência Social no nosso município vem crescendo a cada dia. Isso se potencializou com a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social, dos Centros Especializados da Assistência Social e de unidades sócioeducativas nos cinco distritos de Aracaju", destacou.

Na avaliação de Rosária Rabelo, com a implementação do Suas, o princípio da universalização do acesso aos direitos sociais e a diretriz da primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo ganharam maior efetividade. "O avanço da política de assistência social em nosso município tem crescido através dos nossos serviços e programas sociais", declarou.

"Desde o dia 7 deste mês o Cress vem realizando palestras sobre o papel do profissional da assistência social de acordo a nova política do Sistema Único da Assistência Social, que deixou de ser uma política assistencialista e passou a ser uma política de promoção de direitos. O assistente social passou a ser reconhecido e amplamente valorizado. Por isso temos muito a comemorar", ressaltou a diretora do Conselho Regional do Serviço Social, Carla Vanessa Dória.

"O profissional da assistência social se moldou aos novos conceitos do Suas, rompendo barreiras e buscando novos horizontes. A nova política tem que ser cumprida, respeitada em qualquer esfera, quer seja na educação, saúde, habitação, lazer e assistência social, fazendo com que o indivíduo se sinta incluído como cidadão de fato", declarou o assistente social da Secretaria Estadual de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids), Valdiosmar Vieira Santos.