O prefeito Edvaldo Nogueira lançou na manhã desta terça-feira, 19, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), o projeto ‘Plantando Cidadania', que prevê o plantio de 5 mil mudas de árvores até o fim do ano e a criação do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju. A iniciativa conta com a participação de ONGs, instituições de ensino e iniciativa privada.
De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o projeto vai melhorar significativamente o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar do ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças e embelezar a cidade, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população.
Ainda segundo ele, o plantio de 5 mil mudas é apenas a primeira etapa do projeto. "Nos próximos anos, a meta é plantar 150 mil árvores em Aracaju", destacou. O plantio das mudas começa nesta quinta-feira, 21. A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, informou que os primeiros bairros contemplados serão os da Zona Norte.
"Temos na nossa cidade um déficit de arborização, concentrado principalmente na zona norte. Com esse projeto queremos resolver esse problema. A zona norte terá um número maior de mudas, mas o plantio de árvores vai acontecer em toda a cidade", informou Lucimara.
Comitê Consultivo
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), será responsável pela gestão do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o grupo terá o papel de discutir o processo de arborização da cidade.
O comitê será formado por dois representantes de ONGs ligadas ao meio ambiente; dois engenheiros agrônomos de Sergipe; dois representantes de instituições públicas ou privadas de ensino superior, médio ou fundamental; quatro representantes do município de Aracaju (dois da Emsurb, um da Seplan e outro da Emurb); três representantes do Governo do Estado (um da Adema, um da Emdagro e um da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos); e um representante do Ibama.
Mudas
Para o plantio, foram escolhidas espécies tolerantes ao clima, umidade e condições de solo. Parte delas será de mudas frutíferas, solicidadas pela própria população. A ONG Instituto Vida Ativa vai doar quatro mil mudas e as mil mudas restantes para a primeira etapa do projeto fazem parte do estoque da Emsurb.
As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca).
Presenças
Participaram da solenidade alunos de escolas da capital que desenvolvem projetos de educação ambiental; o reitor em exercício da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antonioli; a representante da construtora Celi, Lívia Filgueiras; o coordenador do projeto ambiental do Yázigi e do projeto ‘Cheirinho de Mato', do Arquidiocesano, o professor José Bezerra; os representantes da Embrapa, Edson Diogo, da Codise, José Cacho, da ONG Campo Vivo, Albino Silva, e do Banese, Telma Oliva; o presidente da Aease, Paulo Primo; e o ouvidor do Estado e presidente do Instituto Vida Ativa, Luís Eduardo Costa.
Também estiveram presente o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Silvio Santos; Lucimara Passos (presidente da Emsurb), Bosco Rolemberg (chefe de Gabinete), Rômulo Rodrigues (secretário de Participação Popular), Marcos Ramos (secretário municipal de Saúde), Teresa Cristina (secretária municipal de Educação), Jéferson Passos (secretário municipal de Finanças), Karla Trindade (secretária municipal de Governo), major Edênisson (comandante da Guarda Municipal), Paulo Costa (presidente da Emurb), Luis Carlos Oliveira (procurador do município), Márcio Macedo (secretário de Estado de Meio Ambiente); e os vereadores Mirian Ribeiro (vice-presidente da Câmara de Vereadores), Ivaldo José, Jailton Santana e Fábio Mitidieri.