Exposição fotográfica abre a Semana de Luta Antimanicomial

Saúde
19/05/2009 18h06
Início > Notícias > Exposição fotográfica abre a Semana de Luta Antimanicomial

A programação da Semana de Luta Antimanicomial foi aberta nessa segunda-feira, 18, com a exposição fotográfica 'Um Novo Olhar para a Saúde Mental'. A mostra traz registros das atividades realizadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Reap) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e permanecerá até o próximo domingo, 24, no corredor principal do Shopping Riomar. A abertura da Semana  de Luta Antimanicomial contou ainda com a apresentação de uma esquete teatral sobre o consumo de álcool e outras drogas, tema central da programação.

O psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de álcool e drogas (Caps - AD), Wagner Mendonça, é o responsável pela exposição. É dele a autoria de fotos da oferta de serviços realizados pela saúde mental e também  de eventos como gincanas e confraternizações que reuniram todos os Caps. "Não sou fotógrafo profissional, mas no exercício da fotografia procurei retratar os fatos, captando a expressão do usuário em momentos felizes de atividades desenvolvidas pela Reap", destacou Wagner.

Um dos maiores objetivos da Semana de Luta Antimanicomial é apresentar à população as ações desenvolvidas pela SMS no atendimento a pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Além disso, será abordada a necessidade de criar  equipamentos e dispositivos para combater e prevenir a dependência desse tipo de substância.

Com as atividade desta semana, a Prefeitura Municipal de Aracaju quer alertar a sociedade para os inúmeros transtornos à saúde decorrentes do uso de drogas. Uma vez acometido pela dependência, o cidadão pode contar com uma rede sólida de assistência e recuperação. Em Aracaju, o CAPS AD Primavera e o Programa de Redução de Danos são os principais responsáveis pela assistência a esse tipo de paciente.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial

Dia 18 de maio
-Abertura da Semana Antimanicomial com lançamento de exposição fotográfica e apresentação teatral
Local: Shopping Riomar
Horário: 17h

Dia 21 de maio
-Cinema com debate. Filme: Meu nome não é Jhonny
Local: Instituto Luciano Barreto Júnior
Horário: 9h

Dia 22 de maio
- Palestra 'O que é que a gente faz? O perfil e os caminhos do usuário de AD'. Palestrante: Décio Castro Alves (SP) - consultor do Ministério da Saúde em Álcool e outras Drogas e representante da Reap
Local: Auditório do Banese
Horário: 8h
*Apresentação cultural: Batuque CAPS I