Prefeitura retira de circulação ônibus em péssimo estado de conservação

Transporte e Trânsito
21/05/2009 09h49

A Prefeitura de Aracaju está tomando as medidas necessárias para evitar que ônibus em péssimas condições continuar fazendo o transporte de passageiros na capital. Nessa quarta-feira, 20, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apreendeu dois veículos, ambos da Viação Cidade de Aracaju (VCA).

O primeiro fazia a linha João Alves/Orlando Dantas e foi identificado através denúncias dos próprios usuários. Além de estar em péssimo estado de conservação, o ônibus apresentava infiltração no teto, cadeiras soltas, piso sujo de óleo de motor, deixando-o totalmente escorregadio. Tudo isso estava expondo os passageiros e os próprios funcionários da empresa (motorista e cobrador) a uma série de riscos.

A segunda apreensão foi de um veículo que fazia a linha Sanatório/DIA e quebrou na avenida Otoniel Dória, causando um engarrafamento quilométrico. Como a empresa não chegou a tempo para solucionar o problema, agentes da SMTT  acionaram o serviço de guincho, que levou o veículo ao pátio do órgão.

As empresas só podem retirar os ônibus do pátio após pagamento de multas. Os veículos apenas podem retornar às ruas após passar por reforma total e posterior vistoria realizada pela equipe técnica da SMTT, que verifica se os veículos têm condições de circular com passageiros.

"As empresas são sabedoras de suas obrigações e a Prefeitura de Aracaju está tomando todas as providências para exigir dos grupos que compõem o sistema de transporte coletivo público um real comprometimento com a sociedade. É inadmissível que veículos com cadeiras soltas, sem vidro para proteção, ferros pendurados sejam vistos com naturalidade pelas empresas. A SMTT está fazendo a sua parte e os empresários devem fazer as sua", afirma o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Passageiros que tiverem reclamações acerca do estado de conservação dos ônibus podem ligar para a ouvidoria da SMTT. O telefone é o 3238-4646.

Apreensões

Este ano, a SMTT já apreendeu 21 ônibus por diversas irregularidades, desde maus procedimentos de motoristas e cobradores até péssimas condições de conservação dos veículos. Desse total, 12 foram do grupo Bomfim (viações São Pedro, São Cristóvão, Cidade Histórica e Vidade de Aracaju), sete da Halley (Halley, Cidade Jardim e Modelo) e dois da Progresso (Progresso e Tropical).