Município inicia plantio de mudas do projeto Plantando Cidadania

Serviços Urbanos
21/05/2009 17h33

Com a meta de plantar 5 mil mudas de árvores este ano, o projeto Plantando Cidadania teve início na manhã desta quinta-feira, 21, nos bairros José Conrado de Araújo e Bugio, contando com a participação de empresas privadas e sociedade civil. Ao todo, foram plantadas na região 155 árvores. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a iniciativa prevê a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população.

"Essa é uma preocupação de todos, tanto da Prefeitura como da sociedade. É o momento que estamos focados na qualidade de vida, no bem-estar e na preocupação com o futuro dos cidadãos aracajuanos", expõe o vice-prefeito de Aracaju e secretário Municipal de Planejamento, Silvio Santos.

De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o objetivo não é só o de plantar a árvore, mas a cidadania. "O projeto é um convite para vocês contribuírem com nossos serviços, sem destruir as vias, a área verde, o patrimônio público. Hoje todos acabam de selar esse compromisso", destacou.

Após o pronunciamento da presidente da Emsurb, o aluno do Colégio Estadual Ruy Eloy, Gadson Jonas da Silva Santos, mostrou o quanto estava satisfeito com a iniciativa.  "Moro e estudo perto da árvore que plantei. Todos os dias quero acompanhar o crescimento e aguar no verão. Não vou permitir que ninguém machuque a árvore", afirmou.

Os alunos da rede estadual e particular também ficaram encantados com a desenvoltura com que os agentes da Emsurb cuidam das áreas verdes do município. "Eles já estão acostumados a plantar árvores em toda a cidade, não é? Olha o cuidado e a rapidez!", observa admirado o estudante Carlos Eduardo Costa Silveira. 

Segundo o aluno Audrin Edmilson dos Santos Júnior, a oportunidade de participar do plantio das primeiras mudas do projeto Plantando Cidadania acbou sendo uma bela experiência. "Um momento que vou deixar guardado para sempre. É a primeira vez que plantei uma árvore", comemorou.

Plantar uma árvore não só pode melhorar o ar que respiramos, mas também amenizar o clima da cidade. Pensando dessa forma, a Emsurb dará destaque para todas as áreas de Aracaju, principalmente na zona norte. "Temos na nossa cidade um déficit de arborização, concentrado principalmente na zona norte. Com esse projeto queremos resolver esse problema. A zona norte terá um número maior de mudas, mas o plantio de árvores vai acontecer em toda a cidade", destacou Lucimara Passos.

Mudas

Para o plantio foram escolhidas espécies tolerantes ao clima, umidade e condições de solo. Parte delas será de mudas frutíferas, solicidadas pela própria população. A ONG Instituto Vida Ativa vai doar quatro mil mudas e as mil mudas restantes para a primeira etapa do projeto fazem parte do estoque da Emsurb.

As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca).

Presenças

Participaram do primeiro dia de plantio os alunos do projeto 'Cheirinho de Mato' do Colégio Arquidiocesano, e do projeto de educação ambiental da escola de idiomas Yázigi, ambos coordenados pelo professor Bezerra; Colégio Estadual Professor Ruy Eloy; Colégio Estadual Rollemberg Leite; e Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima.

Também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o representante da empresa BSB, Everaldo Ribeiro, e os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que deram suporte e segurança no trânsito do local.