PMA intensifica ações no conjunto Costa do Sol

Infraestrutura
21/05/2009 18h17

Com equipes trabalhando diuturnamente, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem intensificando as ações do Plano Emergencial de Combate aos Efeitos das Chuvas. Para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos aracajuanos, a PMA está mobilizada visando atender as demandas da população. No conjunto Costa do Sol, bairro Aeroporto, uma das principais áreas atingidas na capital, a Emurb tem trabalhado em caráter de urgência para drenar as águas acumuladas nas vias.

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 21, equipes da Emurb realizaram a desobstrução das bocas-de-lobo das principais vias - as avenidas Heráclito Rollemberg e Hildete Falcão Batista. Com o apoio de uma caçamba, uma retroescavadeira e um caminhão 'muck', no início da tarde, um contingente de mais de vinte operários foi deslocado para a área. A mobilização visa construir um novo ramal para a rede de drenagem já existente. Neste primeiro momento, serão implantados quinze metros de tubos, aumentando a vazão das águas. A expectativa é de que a obra termine ainda esta noite, quando o trânsito no local será liberado.

"Vamos trabalhar a noite toda se for preciso para concluir essa obra. Nos próximos dias, vamos iniciar a construção de mais um ramal da rede de drenagem, dessa vez com 43 metros de comprimento e tubos de um metro de diâmetro. Combater os efeitos das chuvas para minimizar os transtornos para a comunidade é uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira. Estamos empenhados em dar uma resposta positiva aos moradores dessa região", garante o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa.

Chuvas atípicas

O grande volume de água que caiu na capital sergipana nas últimas semanas é atípico para o período. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva acumulada nas últimas 24 horas em Aracaju ultrapassou a marca de 50 mm e a acumulada mensal já chega a quase 450 mm, um número bastante superior ao previsto pelo Instituto, que seria de cerca de 280 mm. A previsão é de que o fim de semana também seja chuvoso, com tempo nublado a parcialmente nublado.