Idosos e deficientes são credenciados em supermercado da cidade

Transporte e Trânsito
22/05/2009 16h40
Início > Notícias > Idosos e deficientes são credenciados em supermercado da cidade

Nesta sexta e sábado, dias 22 e 23, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estará com um stand no supermercado Hiper G.Barbosa Norte para a realização do credenciamento de idosos e deficientes que garante a eles o direito de ocupar vagas especiais nos estacionamentos públicos e privados da cidade. O atendimento vai das 8 às 17 horas.

A credencial solicitada no supermercado, depois de pronta, poderá ser retirada no CEAC do shopping Riomar, das 7 às 17 horas. Desde o dia 3 de março, quando teve início a campanha de credenciamento, 6.179 idosos e 614 deficientes se cadastraram. O procedimento atende às resoluções n° 303 e 304 de 18 de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como forma de estimular as pessoas a aderirem à medida, esta manhã o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, e a equipe de educação para o trânsito da Prefeitura foram ao Hiper Norte. "Somente na manhã de hoje mais de 130 pessoas fizeram suas credenciais. Estamos aqui para facilitar e incentivar o credenciamento e também para fazer com que os condutores mudem seu comportamento e passem a respeitar as vagas especiais também nos supermercados, que é onde o desrespeito a esse direito dos idosos e deficientes é maior", disse Samarone.

Conscientização

Para o supervisor de trânsito da SMTT, Marcos Pinto, a presença dos agentes nos supermercados tem grande importância, já que muitos condutores costumam estacionar nas vagas que não são destinadas a eles. "Por enquanto estamos apenas orientando as pessoas com o auxílio da equipe de credenciamento, que aborda os condutores no momento em que estacionam. Mas posteriormente estaremos aplicando penalidades aos futuros infratores", avisou o supervisor.

"As pessoas estão recebendo orientações das educadoras de trânsito, que distribuem folhetos informativos e tiram dúvidas. Espero que com isso todos se conscientizem e que os próprios clientes passem a exigir o respeito às vagas especiais", afirmou o gerente do Hiper G.Barbosa Norte, Marcos Menezes.

De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito, Marieta Falcão, a SMTT continuará realizando o credenciamento e a orientação dos condutores em supermercados e outros locais para atender o maior número possível de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. "Hoje à noite, por exemplo, estaremos na Somese, atrás do São Lucas, e nos dias que seguem estaremos em vários outros pontos, não somente com o intuito de cadastrar, mas também de mostrar às pessoas a necessidade de respeitar as vagas reservadas", informou Marieta.

Documentação

Para obter a credencial, quem tem mais de 60 anos deve apresentar CPF e cédula de identidade originais. O atendimento é rápido - não dura mais que alguns minutos. Caso o idoso não possa comparecer ao posto de atendimento, é necessário que seu representante esteja munido de procuração, além dos documentos exigidos.

Já quem tem algum tipo de deficiência de locomoção deve apresentar laudo médico, juntamente com o CPF e o documento de identidade, ambos originais. As credenciais são gratuitas e ficam prontas em dois dias úteis. Elas devem ser colocadas em local visível dentro do veículo que transporta o idoso ou portador de necessidade.