Plano Emergencial de Combate aos Efeitos das Chuvas continua em execução

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2009 16h05
Início > Notícias > Plano Emergencial de Combate aos Efeitos das Chuvas continua em execução

As chuvas deram uma trégua, mas a Prefeitura de Aracaju continua realizando as ações do Plano Emergencial de Combate aos Efeitos das Chuvas. Na zona de expansão, uma das áreas mais afetadas da cidade, homens e máquinas estão permanentemente realizando intervenções para minimizar os transtornos causados à população.

Segundo o gerente de áreas verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Ney Macedo Maia, as equipes estão trabalhando na região 24 horas por dia, desde a semana passada. "São duas bombas de sucção de tamanho grande e 16 carros pipas que armazenam a água puxada pelas bombas. No conjunto Costa do Sol, toda a água já foi retirada. Agora a Prefeitura trabalha no conjunto Atlântico Sul", explica.

No Costa do Sol, a etapa agora é de limpeza. Três equipes da Emsurb, cada uma com 15 homens, estão realizando o serviço de retirada de lixo e entulho da área. Para o policial civil Jaime Alves Ramos Filho, morador do conjunto Atlântico Sul, a Prefeitura de Aracaju está fazendo a sua parte.

"As equipes estão prestando toda a assistência necessária aos moradores. As bombas e os carros pipas ajudaram bastante. Além disso, veículos da Emurb deslocaram pessoas que estão com suas casas ilhadas. Sabemos que a medida é paliativa, mas podemos contar com a Prefeitura", comenta o morador.

Drenagem

Na última sexta-feira, 22, o município iniciou a segunda etapa da implantação de rede de drenagem no cruzamento das avenidas Heráclito Rollemberg e Hildete Falcão, no bairro Aeroporto. O objetivo da iniciativa é abrir dois novos ramais para minimizar os focos de alagamentos.

No total serão implantados 43 metros de tubos com diâmetros de 0,80 e 1 metro, os maiores disponíveis no mercado. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a empresa está trabalhando em ritmo acelerado para concluir as obras.

"Trabalhamos durante o fim de semana para poder liberar o trânsito o mais rápido possível. Estamos empenhados em minimizar os problemas que as chuvas dessas duas semanas têm provocado aos moradores dessa região. Como a previsão é de que as chuvas continuem caindo intensamente, estamos intensificando nossos esforços para reduzir os transtornos aos aracajuanos", garante.