A baiana Rose Edna Mata Vianna Ponde, superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos Estados da Bahia e Sergipe, é a mais nova cidadã sergipana. Em solenidade realizada na noite dessa segunda-feira, 25, na Assembléia Legislativa, ela recebeu o título em função dos benefícios em favor dos pequenos agricultores do Estado. Moradores de diversos municípios do interior foram prestigiar a homenagem, que também contou com a presença do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Superintendente do Conab desde o ano 2002, Rose Edna se destacou ao gerir as políticas agrícolas e de abastecimento na região de sua competência, trazendo grande contribuição para a agricultura sergipana e permitindo um acréscimo na renda do homem do campo. “É uma homenagem mais que merecida devido ao trabalho extraordinário que ela vem realizando em Sergipe e hoje nós aracajuanos estamos muito felizes por tê-la como conterrânea”, ressaltou Silvio Santos.
Como exemplo de ação bem-sucedida realizada pela Conab na gestão da homenageada, o vice-prefeito destacou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é um mecanismo do Governo Federal que permite a compra de produtos alimentícios da agricultura familiar de maneira rápida e simplificada. “Ela vem executando as políticas públicas do presidente Lula com bastante competência e responsabilidade”, pontuou.
Tomada pela emoção, Rose agradeceu aos amigos e familiares antes de traçar um panorama dos investimentos que a Companhia fez por todo o Estado ao longo de sua administração. “Minhas palavras são muito pequenas para expressar meus agradecimentos. Dessa forma eu os faço com o compromisso de fortalecer e ampliar nossas ações em prol dos meus irmãos e irmãs sergipanos”, afirmou.
A homenagem foi uma propositura da então deputada estadual e hoje secretária de Estado da Inclusão Social, Conceição Vieira, que diz ver uma dedicação intensa de Rose no fortalecimento da agricultura familiar em Sergipe, embora a sede da Conab esteja na Bahia. “É um exemplo de militância e respeito com nosso povo. Ela resgata a concepção da Conab no Estado ao incentivar a capacidade de produção e organização do sergipano”, comentou Conceição.
Biografia
Formada em Medicina Veterinária com especialização na produção e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rose iniciou seu trabalho em prol do desenvolvimento da agricultura familiar ao ingressar na extinta Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), onde se destacou pela competência e agilidade nos encaminhamentos necessários à boa prestação do serviço público.
Com a criação da Conab, em 1991, Rose passa a ingressar o órgão, transitando pelas áreas técnica, operacional, de gerências administrativas e financeiras, comercial e também na assessoria da superintendência – função que assumiu em 2002. Mais recentemente a homenageada também fez curso de especialização em Administração com enfoque em Políticas Públicas e pós-graduação em Administração, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Presenças
Também compareceram à solenidade na Assembléia Legislativa o deputado federal Jackson Barreto, os deputados estaduais Angélica Guimarães, Adelson Barreto, Ana Lúcia e Luiz Mitidieri,;o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luis Carlos Guedes e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana; além de prefeitos e vereadores de diversos municípios do interior.