Faltando quatro dias para o término da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe, o município de Aracaju atingiu 80,49% de cobertura vacinal, ultrapassando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Agora a Prefeitura de Aracaju conclama todos os idosos que ainda não receberam a dose da vacina para que procurem uma das 43 unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade até a próxima sexta-feira, 29.
Até a manhã desta terça-feira, 37.812 doses foram aplicadas. "Aracaju mais uma vez repete o feito de conseguir ultrapassar a meta de 80%. Assim tem sido nos últimos anos e neste não foi diferente. A expectativa agora é que esse número aumente", afirma a coordenadora da campanha de imunização em Aracaju, Débora Moura.
Segundo ela, a estiagem dos últimos dias ajudou na elevação do percentual de cobertura vacinal, já que um dos fatores que mais dificultaram as atividades da campanha foi a chuva. "Com o aumento das chuvas, vários idosos ficam pouco à vontade para se deslocar às USFs. Nesse período, os agentes de saúde reforçaram a convocação entre os idosos para que a meta pudesse ser atingida", lembra Débora Moura.
Outra ação da PMA que contribuiu para o sucesso da campanha foi a vacinação em domicílio de idosos acamados. "Essa ação demonstra o compromisso de cada USF com o usuário de sua área de abrangência", destaca a gerente de imunização, lembrando que o serviço é destinado exclusivamente a idosos que forem identificados pelo Programa de Saúde da Família como incapacitados de se locomover até USF onde estão cadastrados para receber a vacina.
Orientações
O paciente que estiver com febre, suspeita de dengue ou que tenha alergia à proteína do ovo não poderá ser vacinado. É importante frisar que o idoso com antecedentes de reações à vacina deve procurar a equipe responsável na USF e receber as devidas orientações.
Estudos mostram que a vacina reduz em mais de 50% os casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos, em pelo menos 32% as hospitalizações por pneumonia, em 31% as mortes hospitalares por gripe e em 50% as mortes por doenças respiratórias.
Mesmo os idosos que já se vacinaram no ano passado devem tomar a dose novamente. "O vírus da gripe evolui a cada ano e por isso sempre utilizamos uma vacina diferente. Daí a importância de o idoso se vacinar todos os anos", explica Débora