Após as intervenções realizadas pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Costa do Sol, bairro Aeroporto, todo o volume de águas das chuvas acumulado foi drenado. Nesta terça-feira, 26, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vai concluir a implantação da segunda galeria da rede de drenagem na avenida Hildete Falcão Batista.
Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão realizando a limpeza das vias e nos próximos dias a Emurb vai realizar a pavimentação da área. A implantação do primeiro ramal de drenagem foi concluída na manhã de ontem e o trânsito no cruzamento entre as avenidas Hildete Falcão e Heráclito Rollemberg foi liberado.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o monitoramento da área continuará, mesmo com conclusão da drenagem da área. "Ainda estamos em estado de alerta, porque as chuvas novamente podem cair com muita intensidade na capital. Nesse momento nossos esforços estão voltados para outro conjunto do bairro Aeroporto, o Atlântico Sul. Estamos trabalhando diariamente para solucionar o quadro. O nosso monitoramento é permanente naquela área", garante.
Ações emergenciais
Durante as duas semanas em que a Emurb esteve trabalhando no local foram executadas cinco intervenções para facilitar o escoamento das águas do conjunto. Primeiro foi feita a desobstrução das bocas-de-lobo das vias adjacentes, avenida Heráclito Rollemberg e Hildete Falcão.
Em seguida, em duas frentes de trabalho, operários da Emurb iniciaram a implantação de dois novos ramais para a rede de drenagem. Simultaneamente, foram executados valetamentos em lagoas naturais da área e a implantação de bombas para sucção da água.
Atlântico Sul
No conjunto Atlântico Sul, equipes da Emurb trabalham diariamente para realizar o escoamento das águas acumuladas com as chuvas. No local, uma bomba de sucção foi implantada. Ao todo, 12 caminhões-pipa estão trabalhando em ritmo acelerado para drenar a água. A Emurb também está realizando valetamentos em lagos naturais da região para acabar com os alagamentos.
Nesta quarta-feira, 27, mais uma bomba será implantada, desta vez, pela Petrobras, parceria da Prefeitura na iniciativa. O equipamento entrará em funcionamento nas lagoas localizadas na zona petrolífera. O objetivo é fazer a água seja levada à rede de drenagem do município.