Com o propósito de reforçar e valorizar a identidade nordestina, em especial as tradições juninas, será aberta na noite desta terça-feira, dia 2, na Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), a exposição 'Coletiva Junina 2009'. Durante a abertura, que terá início às 20 horas, vai acontecer a ‘Noite de Gala Junina', com performance do artista César Leite e sua boneca Genoveva.
Nesta edição do evento são esperadas aproximadamente 35 obras de 29 artistas sergipanos, entre pinturas dos mais diferentes estilos e esculturas. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
A Coletiva Junina acontece há mais de duas décadas. No início, o evento tinha caráter competitivo e três obras escolhidas por um júri especializado eram premiadas. Mas desde o ano de 2000, a exposição passou a ser apenas uma mostra dos trabalhos realizados por diversos artistas sergipanos.
De acordo com o diretor da GAAS, Fernando Cajueiro, a proposta é fazer com que cada profissional das artes mostre seu olhar sobre as tradições juninas, tão marcantes no Nordeste e em Sergipe. "Os festejos juninos sempre foram comemorados de maneira efusiva em nosso Estado. Nada mais justo do que dar espaço para que os artistas plásticos traduzam à sua maneira o significado dessas tradições", destaca.
Segundo ele, a média de visitantes durante o período dessa exposição em anos anteriores oscila entre 600 e 800 pessoas. Para este ano, o número esperado é ainda maior.
A Galeria de Arte Álvaro Santos é mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju). A unidade fica na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1308.