PMA continua arrecadando doações para famílias vítimas da chuva

Assistência Social e Cidadania
28/05/2009 09h33

As chuvas continuam na capital sergipana e por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) mantém o trabalho de arrecadação e distribuição de donativos às famílias que perderam suas residências e foram acolhidas pela Prefeitura de Aracaju

Além de roupas e calçados, para recomeçar a vida, as famílias que estão sendo transferidas dos abrigos para residências alugadas pelo município necessitam de utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos.

De acordo com a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Paes, as doações arrecadadas pela equipe da secretaria estão sendo distribuídas à medida que vão chegando à Estação Cidadania, localizada no Palácio Inácio Barbosa (praça Olímpio Campos - Centro), local onde devem ser entregues.

No caso da doação de móveis e eletrodomésticos, a Semasc dispõe de um carro que vai buscar o objeto na casa de quem está doando. Para solicitar o serviço basta ligar para um dos seguintes telefones: (79) 3218 7860 / 7816 / 7818.

Encaminhamento

Durante o tempo em que permanecem nos abrigos disponibilizados pela Prefeitura, as famílias recebem alimentação três vezes ao dia e material para higiene pessoal. Até o momento, a Semasc já atendeu 400 pessoas nos três espaços coletivos destinados às famílias vítimas das chuvas

Segundo Edvaneide Paes, o período de acolhimento de cada família nos abrigos está sendo de no máximo dois dias. Esse é o tempo médio para que todas as providências relativas ao aluguel de imóveis - pagos pela Prefeitura - sejam tomadas.

"Nós temos funcionários trabalhando na procura de casas para alugar, que são escolhidas de acordo com a melhor localização para cada família. No acolhimento, nós pedimos a eles que não se acomodem e também procurem os imóveis. Sendo assim, o tempo de permanência deles nos abrigos tem sido mínimo", conta a secretária adjunta.

Quando encontram um imóvel para se estabelecer, as famílias recebem os utensílios e um kit da Semasc contendo cesta básica, leite para as crianças, caso haja, e material de limpeza. "Eles também precisam de coisas básicas, como talheres, panelas, pratos, liquidificador e outros objetos para terem o mínimo de conforto, a exemplo de fogão, geladeira e cama. O colchão a Semasc fornece", informa Edvaneide.

"Queremos agradecer a doação de roupas e sapatos e voltar a pedir que a população doe esses utensílios, móveis e eletrodomésticos", reforça.