Servidores da assistência social participam de curso de empreendorismo

Assistência Social e Cidadania
28/05/2009 16h27

Compreender e reconhecer a relação entre auto-estima e o desempenho empreendedor. Esse é o curso 'Determinação Empreendedora' realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento, que teve início na última terça-feira, dia 26, na unidade do Sebrae no bairro Jabotiana, encerra as atividades nesta quinta-feira, 28. Cerca de 30 agentes administrativo dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros Especializados da Assistência Social (Creas), Unidades Sócioeducativas (Uses) e Central Permanente de Acolhimento: 'Projeto Acolher Da Rua à Cidadania'.

A facilitadora do curso e gerente de capacitação da Coordenadoria de Planejamento do Sistema Único da Assistência Social (CoplanSUAS), Albany Mendonça, falou sobre as estratégias e a criatividade para ser um bom empreendedor e a importância desse curso para a equipe da área administrativa. "Nosso objetivo maior é trabalhar a auto-estima focada no desenvolvimento do indivíduo, para que ele possa descobrir o espírito empreendedor que existe dentro dele. Além de provocar mudanças tanto na vida pessoal, quanto profissional, fazendo com que essas pessoas possam enxergar um mundo novo", ressaltou

Albany destacou ainda que a qualificação irá beneficiar também as famílias atendidas pelos programas sociais do município. "O seguimento desse curso irá beneficiar também os usuários dos serviços prestados pela Prefeitura de Aracaju na medida em que a Semasc poderá qualificar a mão-de-obra, melhorar o atendimento e humanizar os serviços prestados. Com isso, os profissionais poderão ter maior rentabilidade também", complementou.

História de empreendorismo

A história do empreendorismo marcou a vida da agente administrativa Maria de fátima Muniz Santos, do Cras Bejamim Alves de Carvalho, localizado na Coroa do Meio. "A minha vida familiar sempre foi de luta, sempre persistindo naquilo que aprendi e sei fazer e buscando melhorar a cada dia. Posso dizer que sou vitoriosa, criei meus filhos, todos se formaram na faculdade à custa dos meus esforços, fazendo faxina, buscando alternativas para que eles conseguissem realizar o seu projeto. Com isso, nesse exato momento descobri que foi através da minha criatividade e persistência que consegui vencer e me tornar uma grande empreendedora", relatou.

Para a agente administrativa do 'Projeto Acolher Da Rua à Cidadania', Maria Seluta Militão dos Santos, o espírito empreendedor sempre esteve do seu lado. " Hoje me considero uma grande empreendedora, já batalhei muito para chegar onde cheguei. A minha história começou aos cinco anos, quando minha mãe morreu. Fui criada por outras pessoas, mas nunca desisti do meu sonho de arranjar um emprego com carteira assinada. Graças a Deus trabalho naquilo que gosto, que é cuidar de pessoas carentes", afirmou.