PMA cuida da saúde das famílias vítimas das chuvas

Saúde
28/05/2009 11h32

No entendimento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), dar abrigo não é somente oferecer um teto, mas também cuidar de outras necessidades básicas dos cidadãos. Por isso, as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) estão mobilizadas para cuidar das famílias que estão alojadas em abrigos por conta das fortes chuvas que vêm afetando a capital.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reab) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Eurides Rosa de Carvalho Barreto, desde o último dia 13 de março, quando as primeiras famílias foram abrigadas pela PMA, as equipes de saúde estão voltando as atenções para as necessidades constatadas.

"Nós cadastramos essas famílias e fizemos um levantamento de todas as demandas por atendimento de saúde, desde médicos, odontólogos, enfermeiros, pediatras, psicólogos, entre outros profissionais", afirma Eurides.

No caso do abrigo do bairro Santos Dumont, por exemplo, Ao identificar as necessidades de cada pessoa, os profissionais da Unidade de Saúde da Família (UFS) José Machado de Sousa realizam o tratamento específico e fazem campanhas de conscientização.

"Nós garantimos o acesso a consultas médicas e odontológicas, fornecemos medicamentos e regularizamos a vacinação de todos eles. Tudo isso é feito no próprio abrigo. Também passamos noções de higiene e orientações sobre o uso da água e dos sanitários químicos", explica Eurides.

Duas vezes por semana, agentes comunitários de saúde realizam visitas ao abrigo. Atualmente, 10 famílias, num total de 37 pessoas, ocupam o espaço coletivo localizado no bairro Santos Dumont. As outras famílias que antes estavam no abrigo já foram transferidas para casas alugadas pela PMA.