Prefeito confirma queda no número de casos de dengue

Saúde
28/05/2009 13h34

O número de casos de dengue em Aracaju teve queda significativa entre 2008 e 2009. As notificações caíram 92,26% e a quantidade de casos confirmados da doença apresentou decréscimo de 98,65%. Os dados foram divulgados pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã desta quarta-feira, 28, durante coletiva à imprensa realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Em abril de 2008, foram notificados 5.119 casos de dengue, dos quais 4.526 foram confirmados. Já em abril deste ano, foram 201 notificações e apenas nove confirmações. Em maio do ano passado, as notificações chegaram a 3.905 e os casos confirmados totalizaram 3.720. Em maio deste ano, até o momento, foram notificados 102, sem nenhuma confirmação.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, os números mostram uma grande vitória sobre a dengue. "No ano passado, neste período, tivemos uma epidemia na cidade, um momento crítico, grave. Mas desde 2008 adotamos medidas de combate e prevenção que permanecem em execução até hoje. Todo o esforço da prefeitura teve resultado", avaliou.

Entre janeiro e maio deste ano foram realizadas 68 ações da força-tarefa e coletados mais de 13 mil pneus. Além disso, foi aplicado fumacê em 27 bairros da cidade, inclusive em áreas de difícil acesso. Os profissionais de saúde foram capacitados e 200 novos agentes de saúde e endemias foram incorporados ao quadro.

Mobilização

De acordo com o prefeito, a queda no número de casos de dengue só foi possível porque houve um grande envolvimento do poder público e também da população. "Mas isso não significa que vencemos a guerra. Vencemos apenas uma batalha, por isso o combate à dengue vai continuar de forma efetiva", garantiu.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, o trabalho é contínuo, por isso agora os bons resultados aparecem. "Nossos índices de redução são bem favoráveis. A queda no número de casos aqui foi bem superior à do Brasil, que foi de 48%", relatou Marcos.

Lira

Um dos dados divulgados durante a coletiva foi o resultado do mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O estudo, realizado bimestralmente, indica a presença do mosquito transmissor da dengue em cada bairro da cidade.

No último levantamento foi registrado um aumento de focos de mosquito, o que não significou um aumento no número de casos da doença. Segundo o diagnóstico apresentando durante a coletiva, grande parte dos focos não é detectada em terrenos baldios, e sim em residências.

O Índice de Infestação Predial em janeiro deste ano foi de 1,5, em março 2,6 e maio 3,7. Os bairros em que foi registrado alto índice de infestação foram: Coroa do Meio, Salgado Filho, Ponto Novo, Suissa, Pereira Lobo, José Conrado de Araujo, Novo Paraíso, Atalaia, Santa Maria, América, Inácio Barbosa, 18 do Forte, Olaria, Jabotiana e Cidade Nova.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalcante, disse que é preciso redobrar os cuidados. "Foi observado através do Lira o aumento de infestação em alguns bairros. Por isso continuamos em alerta e solicitamos à população colaboração, pois estamos em período de chuva e sol", destacou.

Medidas

Com base no diagnóstico da situação atual, a Prefeitura de Aracaju vai intensificar as ações de prevenção da doença, que já vêm sendo executadas desde o ano passado, além de realizar uma campanha publicitária para conscientizar a população. A idéia da intensificação é atender as necessidades específicas identificadas nas mais diversas localidades da capital.

Desde o dia 13 de abril os agentes estão reforçando as ações da força-tarefa - formada pela Secretaria de Saúde, Emurb e Emsurb - nas localidades mais críticas. Dos bairros com elevado índice de infestação, 10 já receberam a visita das equipes.

Presenças

Participaram da coletiva o vice-prefeito, Silvio Santos; os secretários municipais de Governo, Karla Trindade; de Comunicação, Rafael Galvão; de Finanças, Jeferson Passos; de Saúde, Marcos Ramos; de Gabinete, Bosco Rolemberg; o superintendente da SMTT, Antônio Samarone; o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite; o procurador geral do município, Luiz Carlos de Oliveira; o presidente da Fundat, Carlos Magno; além dos vereadores Miriam Ribeiro, Emanuel Nascimento (presidente da Câmara Municipal), Simone Gois, Morita Matos, Chico Buchinho, Ivaldo José, Elber Batalha, Robson Viana, Valdir Santos, Jony Marcos, Jailton Santana e ‘Doutor' Gonzaga.