Pulverização do fumacê inclui bairros com casos suspeitos de dengue

Saúde
02/06/2009 17h39
Início > Noticias > 37991

O combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Aracaju (PMA) que, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem diminuindo os índices da doença na capital sergipana com medidas que priorizam as visitas domiciliares, forças-tarefas nos bairros e campanhas educativas. Desde o início do ano, diversas ações têm sido realizadas com o objetivo de quebrar a circulação da dengue, a exemplo do cronograma de pulverização dos carros fumacê em áreas onde foram notificados casos suspeitos.

Durante oito semanas, do final de janeiro até o início de abril, os veículos responsáveis pela pulverização do veneno que elimina o mosquito transmnissor - Aedes aegypti - percorreram os bairros onde há suspeita de pessoas doentes. O trabalho é feito em parceria com o Governo do Estado, responsável pelo cronograma de atividades dos veículos conhecidos como fumacê.

Embora as demais ações como visitas domiciliares e programas de conscientização continuem acontecendo diariamente, a atividade de pulverização do veneno diminuiu. Segundo manuais técnicos de utilização sugeridos pelo Ministério da Saúde, o uso do inseticida não pode ser feito de forma indiscriminada e deve seguir uma série de regras.

Entre os critérios estabelecidos estão a velocidade do veículo (deve ser de 10 Km/h) e os fatores climáticos favoráveis. Vento forte e chuvas impedem a pulverização do produto, tornando ineficaz o fumacê durante algumas épocas do ano. Também o sol muito intenso prejudica na química do veneno, por isso o veículo passa sempre no início da manhã e no fim da tarde.

Orientação

Outra orientação do Ministério da Saúde é que o fumacê, que tem como objetivo atingir o Aedes aegypti já adulto, seja usado apenas quando há tendência a epidemia no local. Segundo a coordenadora do Programa de Controle à Dengue da SMS, Thaise Cavalcante, a capital sergipana não está mais nesse perfil.

"O quadro em Aracaju não é mais de epidemia, por isso não existe aplicação técnica para o uso do carro de fumacê", explica, lembrando o objetivo da pulverização. "Mesmo que haja outros mosquitos, como muriçocas, a função do fumacê é combater o Aedes aegypti", completa.