PMA promove I Gincana Cultural do ProJovem Adolescente

Assistência Social e Cidadania
29/05/2009 11h06

Muito brilho, descontração, alegria e criatividade marcaram a I Gincana Cultural do ProJovem Adolescente, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A ideia foi promover a  troca de experiência e a integração dos adolescentes que participam do programa.

A gincana aconteceu nessa quinta-feira, 28, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro São Conrado. O evento contou com a participação de 400 adolescentes do ProJovem Adolescente dos dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além de servidores da Semasc e da comunidade em geral.

As equipes do Cras tiveram que cumprir tarefas, a exemplo de apresentações artísticas, de dança, trabalhos manuais, paródia, desfile com roupas confeccionadas com papel jornal, sucatas e maquetes representando os principais pontos turísticos da cidade de Aracaju. O Cras do Lamarão conquistou o primeiro lugar; em segundo ficou o grupo do Cras do Coqueiral; e em terceiro o Cras Risoleta Neves.  

Segundo a gerente das ações sócioeducativas da Semasc, Margarida Ribeiro, a Gincana Cultural foi uma idéia compartilhada com toda equipe dos Cras, cujo objetivo é fazer com que os adolescentes possam exercer a sua cidadania e integração com as outras unidades sociais.

"A festa foi linda e foi ótimo ver a alegria dos jovens. A partir do momento em que acreditamos na juventude e damos total liberdade para que os jovens façam sua escolha, o trabalho rende mais e se torna mais fácil para todos nós. A gincana foi pensada para integrar esses grupos", destacou Margarida.

Margarida comentou ainda o papel da assistência social na política de promoção de direitos. "O que está acontecendo no dia de hoje, nada mais é, do que a promoção de direito, a verdadeira forma de exercer a cidadania, na qual, os jovens além de participar diretamente das ações, eles criam, elaboram modelos de acordo com sua realidade. No entanto, esta é a política que exercemos dentro da secretaria, uma política de todos e para todos", completou.

Satisfação

O educador social do Cras Carlos Fernandes de Melo, Fábio Delgado, coordenador da equipe que conquistou o primeiro lugar na competição, mostrou-se satisfeito com toda euforia dos adolescentes. "Eventos como esse levantam a auto-estima dos jovens e estimulam a frequência nas atividades. A idéia da gincana foi muito além da competição entre as equipes, isso aqui foi uma verdadeira aula de inclusão social e protagonismo juvenil", comentou.

Para o integrante do ProJovem Adolescente do Cras Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, Adilson Camilo dos Santos, de 17 anos, a iniciativa tem que ter continuidade. "Todos nós estamos felizes com essa integração. A festa não pode parar. Aprendemos sobre os nossos direitos, prevenção de doenças, como combater a violência dentro de casa e na rua, sem esquecer que somos jovens e precisamos de alegria para viver", acrescentou.

"Estou muito emocionada com toda essa alegria e animação. Espero que essa festa seja apenas o começo e que outras venham. O ProJovem abre as portas para muitos jovens que estavam ansiosos em casa, ou nas ruas, envolvidos com questões que só trazem prejuízo no futuro. Quero parabenizar os educadores pela paciência e por acreditar na gente e a Prefeitura por nos proporcionar uma festa como esta", declarou a integrante do ProJovem Adolescente do Cras Veneza, Maria Joana Santos, de 17 anos.