Conferência Municipal de Segurança Pública começa com grande participação

Governo
29/05/2009 18h40

Uma série de discussões com o objetivo de aperfeiçoar a segurança pública em Aracaju marcou a abertura da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento teve início na manhã desta sexta-feira, 29, no Hotel Parque dos Coqueiros, e contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe, entre elas a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar.

O primeiro dia da conferência começou com palestras sobre o texto base e a metodologia do encontro. Em seguida, formaram-se grupos temáticos que discutiram questões variadas, a exemplo do financiamento e da gestão da política pública de segurança, a valorização profissional e otimização das condições de trabalho, e a repressão qualificada da criminalidade.

A quantidade de inscritos e o envolvimento dos participantes surpreenderam a organização. "A participação constante do público foi muito importante para o andamento das discussões", destacou a secretária municipal de Governo, Karla Trindade, revelando que o limite de inscritos teve que ultrapassar os 250 previstos em função da grande procura.

Ao final dos debates foram definidos os princípios e diretrizes que deverão ser encaminhados à Conferência Nacional, que acontece no mês de agosto, em Brasília. "Amanhã faremos uma votação para eleger quais serão os princípios e diretrizes prioritários", antecipou a secretária de Governo.

Segundo Karla, amanhã também acontece a escolha dos representantes que irão à Conferência Nacional. Serão três: um gestor da segurança pública indicado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, um representante da sociedade civil e um trabalhador da Guarda Municipal - os dois últimos eleitos pelos conferencistas.

Avaliação

Para o diretor da Guarda Municipal, major Edenisson Paixão, a Conferência vem cumprindo seu propósito de debater questões pertinentes, de onde podem sair propostas de melhorias para a segurança do aracajuano. "O encontro está sendo bem proveitoso, com a sociedade civil também participando. Assim poderemos ajudar o Governo Federal a traçar uma política de segurança desejada por todos", pontuou.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Esdras Salém, a Conferência deve se consolidar e se tornar um evento anual. "É algo inovador porque vem como um modelo democrático, em que não só os gestores e operadores de segurança pública vão discutir a segurança, mas também há a participação de toda a população e segmentos da sociedade civil, que estão contribuindo ativamente", colocou.

Agentes de Trânsito

Quem também vem participando ativamente das discussões são os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju. "É substancial a presença dos nossos agentes de trânsito na Conferência, porque eles estão inseridos no contexto da segurança pública", observou o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva.

"Esse evento é uma soma não somente para o poder público, mas também para toda a sociedade, que é a principal aliada nesse processo. Ela participa e, de uma forma democrática, todos têm a liberdade de expressar suas opiniões no sentido construtivo, a fim de consolidar e efetivar a segurança pública como direito fundamental", concluiu o major.


Confira a programação do 2º dia da 1ª Conferência Municipal de Segurança:

Dia 30 (sábado)

8h - 9h - Plenária de orientação
• Apresentação dos painéis com formulações dos grupos temáticos
• Apresentação da metodologia de eleição de representantes para etapa nacional
9h -10:30h - Momento interativo de priorização dos princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública
10:30h - Intervalo
11h -12h - Continuação do momento interativo de priorização dos princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública
12h- 13:30h - Almoço
13:30h - 15:30h - Votação dos representantes
15:30h - 16h - Intervalo
16h - 18:00h - Apresentação final dos princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública
• Votações de empates entre os candidatos, caso haja
• Apresentação dos representantes eleitos
18:30h - Encerramento