Edvaldo participa da Conferência Municipal de Segurança Pública

Governo
30/05/2009 14h55

Na manhã deste sábado, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi até o Hotel Parque dos Coqueiros prestigiar o segundo e último dia da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. Na ocasião, recebeu um documento contendo princípios e diretrizes extraídos dos sete eixos temáticos discutidos no encontro. Mais de 250 pessoas de diversas entidades de classe participam da conferência, que tem como objetivo discutir melhorias na segurança pública de forma conjunta.

Os princípios e diretrizes que devem nortear a segurança na capital foram definidos pelos participantes após assistirem palestras sobre o assunto e debaterem as questões divididos por grupos temáticos. "Venho aqui receber este documento que é fruto da inteligência, do trabalho e do esforço de cada um de vocês. Agradeço em nome da cidade de Aracaju pela dedicação de todos que estão se mobilizando. Essa contribuição vai ser fundamental", discursou Edvaldo Nogueira.

O prefeito de Aracaju justificou a necessidade da iniciativa enumerando contextos de cidades e países de todo o mundo onde a violência tem causado transtornos significativos para a sociedade. Segundo Edvaldo, mais à frente, ao verem os resultados aparecerem, os participantes poderão orgulhar-se por terem participado da conferência, contribuindo para uma nova realidade na segurança pública da capital.

Ponto de partida

Sete eixos temáticos serviram de ponto de partida para os participantes do encontro: gestão democrática, controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade, prevenção social do crime e das violências; construção da cultura de paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção; atendimentos emergenciais e acidentes.

Para cada eixo foram retirados dois princípios e sete diretrizes. De acordo com a secretária municipal de Governo, Karla Trindade, ao final dos trabalhos, uma votação conjunta irá eleger os dois princípios e sete diretrizes gerais, que serão encaminhados à Conferência Nacional, realizada no mês de agosto, em Brasília. Na mesma oportunidade, também serão escolhidos os três representantes locais que irão à conferência.