Integrando a programação dos festejos juninos da capital sergipana, será realizado no próximo dia 15, a partir das 19 horas, a VIII edição do Fórum de Forró de Aracaju, que este ano terá como tema 'Jorge de Altinho e a inovação dos metais no forró'. O evento acontece no Teatro Tobias Barreto e tem o apoio do Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju.
O propósito do fórum é discutir e destacar a trajetória de nomes que tenham importância histórica dentro do mais conhecido e cultuado ritmo musical nordestino - o forró. O público-alvo é formado por músicos, artistas plásticos, jornalistas e admiradores da cultura nordestina. Estima-se que, a exemplo dos anos anteriores, cerca de 1.500 pessoas participem do evento.
Homenageado
Pernambucano de Olinda com 28 anos de carreira, 300 músicas e 38 discos, o cantor e compositor Jorge Assis de Assunção, mais conhecido como Jorge de Altinho, é uma das referências da música que transcende qualquer regionalismo.
Sob a influência do cancioneiro regional, do barro e do couro, foi o primeiro músico do gênero a introduzir metais no forró, mantendo a originalidade e o ritmo. Como compositor, assinou diversas canções interpretadas por renomados nomes da música brasileira, a exemplo da composição 'Petrolina Juazeiro', gravada por Fagner, Alceu Valença, Trio Nordestino e outros.
Programação
Dia 15 de junho
Local: Teatro Tobias Barreto
19h - Cerimônia de abertura
19h30 - Palestra: 'O Forró de Jorge de Altinho e a Inovação dos Metais no Forró'
Palestrante: Jorge de Altinho (Recife/PE)
20h - Depoimentos:
- Petrúcio Amorim (Recife/PE - cantor, compositor e parceiro de Jorge de Altinho, autor dos sucessos 'Confidências', 'Devagar', 'Menino de Rua', 'Anjo Querubim' e 'Cidade Grande')
- Maciel Melo (Recife/PE - cantor e compositor, autor dos sucessos 'Que Nem Vem-Vem', 'Caboclo Sonhador', 'Nos Tempos de Menino', 'Não é Brincadeira' e 'Meninos do Sertão')
20h40 - Debate sobre o tema da palestra
21h10 - Show com Jorge de Altinho e participação especial da Orquestra Sanfônica
* Mais informações: 3179-3695