Iniciadas há cerca de dois meses, as obras de urbanização da orla da Aruana continuam em andamento. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está reestruturando o local, dando uma nova vida ao trecho onde foram demolidos, por determinação da Justiça Federal, bares que ocupavam uma área de proteção ambiental pertencente à União.
No projeto está prevista a construção de 17 quiosques, divididos em três módulos, e a urbanização da área do entorno, com mais de 1.800 m² de grama e 3.250 m de calçamento. Toda a estrutura será feita dentro das leis de acessibilidade, com rampas e piso tátil, de modo a garantir para toda a população o acesso fácil e seguro à nova área de lazer.
Entre os elementos urbanos que serão colocados, estão 16 postes de iluminação e 34 bancos, além de vagas de estacionamento em frente a cada módulo de quiosques. O primeiro módulo da obra, que vai contar com seis quiosques, já está com as obras de infraestrutura adiantadas. O muro de contenção e a concretagem da primeira base já estão prontos.
Segundo o engenheiro fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luiz José Dias Gomes, cerca de 25% dos serviços já foram concluídos. "Se não fosse pelas intensas chuvas desse período, já estaríamos mais adiantados", acrescenta.
O prazo previsto para a conclusão da obra é de 300 dias, de acordo com o contrato firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Sercol Saneamento e Construções, vencedora da licitação realizada no fim do ano passado. O investimento total é de R$ 2.188.268,90 de recursos municipais.