Desde maio deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem capacitando servidores da Rede de Atenção Básica (Reab) em nutrição e alimentação da criança e do adolescente. Até julho deste ano, cerca de 1.300 profissionais deverão ter passado pelo treinamento, que acontece na Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps).
"Quando acabar ciclo de capacitação, daremos início à implantação da Rede 'Amamenta Brasil' em Aracaju. Essa rede é preconizada pelo Ministério da Saúde e visa à diminuição do coeficiente de mortalidade infantil nas cidades brasileiras", explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança da SMS, a pediatra Sílvia Cruz.
As capacitações já estão dando frutos, a exemplo da formalização do pacto que prevê a realização da primeira visita do profissional de saúde ao recém nascido na primeira semana de vida do bebê. Além disso, 60% dos servidores já se comprometeram em colaborar diretamente para a implantação da Rede 'Amamenta Brasil' na capital sergipana.