Edvaldo abre Semana do Meio Ambiente em Aracaju

Serviços Urbanos
03/06/2009 14h13
Início > Notícias > Edvaldo abre Semana do Meio Ambiente em Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira abriu na manhã de desta quarta-feira, 3, a Semana do Meio Ambiente. Ele participou de uma caminhada ecológica, do plantio de mudas e ainda conversou com as crianças sobre degradação ambiental. As atividades aconteceram no Parque Augusto Franco (Sementeira).

Para Edvaldo, a Semana do Meio Ambiente serve para chamar a atenção da sociedade para os cuidados que todos devem ter com o planeta. "Em algumas áreas do planeta, o clima está mudando, então temos que trabalhar de forma sólida e ativa na preservação da natureza, resguardando as áreas verdes e incentivando a coleta seletiva", explicou.

"É preciso que a gente entenda que a preservação do meio ambiente é importante. O mundo precisa continuar produzindo. Nossa cidade continua se desenvolvendo, mas precisamos ter um trabalho efetivo para garantir seu crescimento sustentável", destacou o prefeito.

Dezenas de crianças da Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, Escola Estadual Jackson de Figueiredo e Colégio Arquideocesano assistiram a uma peça teatral, tiveram a oportunidade de conhecer os produtos da Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e aprenderam a identificar espécies de plantas.

O aluno do Arquideocesano, Jersivaldo de Souza, explicou o que aprendeu sobre preservação da natureza. "Não posso jogar lixo nas ruas, nas praias e nem nos rios", disse, acrescentando que o que mais gosta na natureza são as árvores, porque elas dão sombra.

A estudante do 5º ano do Colégio Municipal Jornalista Orlando Dantas, Larissa Santana Guimarães, também falou sobre o que aprendeu. "Não devemos deixar a torneira aberta, pois a água um dia pode acabar e não podemos viver sem ela", lembrou Larissa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, que participou das atividades, lembrou que as ações do poder público devem ser cotidianas para que haja um ambiente sustentável. "Nossa parceria com a Prefeitura de Aracaju é importante. Com o plantio de árvores estamos combatendo o efeito estufa, as mudanças climáticas e o aquecimento global", afirmou o secretário.

Novos caminhões

Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, 10 novos caminhões coletores compactadores de lixo foram apresentados pela empresa Torre Empreendimentos. Os veículos serão utilizados no serviço de coleta em Aracaju.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, os veículos possuem o Sistema de Posicionamento Global, conhecido como GPS. "Agora os veículos serão monitorados pela Emsurb e Torre, o que dará maior celeridade e agilidade no processo de coleta, uma vez que os motoristas só poderão percorrer o percurso estabelecido. No futuro, os demais caminhões também serão equipados com o sistema", informou.

Arborização

Com a meta de plantar 5 mil mudas de árvores até o fim do ano, a Prefeitura de Aracaju lançou no mês passado o projeto Plantando Cidadania. Nesta quarta-feira, no Parque da Sementeira, as crianças e plantaram mudas de caju precoce, pitangueiras, pau ferro, aroeria, casuarina, craibeira, felício, gliricidia, ipê rosa, ipê roxo, flanboyant e algaroba.

O projeto, desenvolvido por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi pensado para melhorar o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar do ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças e embelezar a cidade, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população.

Presenças

Participaram do evento, o vice-prefeito, Silvio Santos; os secretários municipais de Administração, Daniel Cruz Fortes; de Educação, Tereza Cristina; de Finanças, Jeferson Passos; de Gabinete, Bosco Rolemberg; da Participação Popular, Rômulo Rodrigues; da Assistência Social, Rosária Rabelo; de Obras e Urbanização; Paulo Costa; de Serviços Urbanos, Lucimara Passos; o procurador municipal Luiz Carlos Oliveira de Santana; o promotor do Meio Ambiente, Gilton Feitosa Conceição; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel; o superintendente do Instituto Banese, José Edson Pereira; o representante da Torre Empreendimentos, José Carlos Silva e Soraia Torres; além dos vereadores Valdir Santos, Jailton Santana e Fábio Mitidieri.