Participantes do curso de Inclusão Produtiva confeccionam roupas para os festejos juninos

Família e Assistência Social
04/06/2009 13h33
Início > Noticias > 38041

Beneficiárias do Bolsa Família que concluíram o curso de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciaram os preparativos para os festejos juninos. Utilizando a técnica de patchwork, elas estão confeccionando cerca de 700 roupas que serão utilizadas por pessoas atendidas por programas sociais da Prefeitura de Aracaju. As peças estão sendo produzidas no Centro de Inclusão Produtiva do bairro José Conrado de Araújo. O resultado poderá ser conferido durante as apresentações das quadrilhas juninas organizadas pela Semasc.

De acordo com a gerente do curso de Inclusão Produtiva, Andréa Carlos Santos Souza, essa é mais uma oportunidade para que o grupo mostre seu trabalho. "É gratificante para todas essas mulheres ver seu trabalho ser valorizado pelo mesmo órgão que ofereceu o curso, há um ano atrás. A expectativa é muito grande, não só por parte das costureiras, mas também dos integrantes dos programas sociais, que não vêem a hora de arrastar o pé", ressaltou.

Para a costureira Maria de Lourdes Barbosa, 54, que participou do curso de Inclusão Produtiva, essa é uma oportunidade única que a Prefeitura de Aracaju está oferecendo aos beneficiários do Bolsa Família. "Estou muito feliz em confeccionar essas peças para as crianças, adolescentes e idosos dos programas sociais. Além de sermos valorizadas pelo nosso trabalho, que a gente viu começar aqui nesse curso, hoje estamos vendo o resultado dele", destacou.

"O colorido e a combinação das estampas é fruto do curso de patchwork que fiz no ano passado no Instituto Creche Menino de Jesus. Hoje estamos mostrando tudo que aprendemos e confeccionando peças juninas que vão tornar o são João de crianças, adolescentes e idosos mais alegre e  bonito", comentou a costureira Eunice Santos de Andrade, 44.

Curso de Inclusão Produtiva

A Semasc, através do programa de Inclusão Produtiva, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, elevando a autoestima de pessoas que dependem do benefício do Bolsa Família. Dessa forma, o Programa de Inclusão Produtiva tem sido uma alternativa eficaz para que as famílias desenvolvam suas atividades e alcancem autonomia financeira.

Dentro dessa perspectiva, a Semasc procura sempre ampliar seu leque de cursos e disponibiliza para a população várias opções para que ninguém fique de fora do projeto. O Inclusão Produtiva oferece cursos de bijuteria, renda irlandesa, costumização, patchwork, estilização de camisetas, caixa decorativa, garçom, mosaico, produção de alimentos, higiene e beleza, alimentação alternativa, corte e sostura e moda íntima.

Alguns cursos contam com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONG´s) e também com o auxílio de outros órgãos da própria administração municipal. Em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), por exemplo, a Semasc oferece cursos de informática, agente de limpeza, pintura em tela e corte e costura em malha; e com o Instituto G. Barbosa são oferecidos os cursos de higiene e beleza e doces finos.