Esta semana, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, equipes que integram o projeto técnico-social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o bairro Santa Maria realizaram um evento sócio-ambiental envolvendo os moradores da localidade. As atividades aconteceram na Escola Municipal Laonte Gama da Silva. O objetivo foi valorizar o bairro e melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida da comunidade.
Os moradores participaram de dinâmicas e assistiram a palestras e apresentação de fantoches. O grupo de idosos da Instituição Raio de Sol e Grupo Luar do Sertão, formado por portadores de necessidades especiais, se reuniram para apresentação de uma animada quadrilha de São João.
A programação também contou com uma exposição de produtos artesanais confeccionados por portadores de necessidades especiais e idosas o Marivan. O foco das atividades foi a sensibilização da comunidade, sobretudo os estudantes, acerca da necessidade de preservação do meio ambiente. Para tanto, foram discutidos temas como higiene, lixo e água.
Projeto
O projeto técnico-social do PAC beneficia 598 famílias com atividades sociais e educativas (palestras e oficinas), visitas domiciliares e atendimento no plantão social, que funciona na Unidade de Qualificação Profissional do Santa Maria, unidade gerenciada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
No que se refere à geração de trabalho e renda, são ofertados cursos profissionalizantes. "A capacitação é realizada na Unidade da Fundat no bairro Santa Maria, atendendo moradores daquela região", informa a coordenadora do projeto, Jaqueline dos Santos Menezes.