A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), continua prestando assistência aos desabrigados pelas chuvas. Na manhã desta quinta-feira, 4, mais duas famílias foram encaminhadas para casas alugadas pelo município.
Uma equipe da Semasc esteve no abrigo provisório da Prefeitura no bairro Santos Dumont e removeu as duas famílias para casas no bairro Santa Maria. As famílias não esconderam a emoção de estar indo para moradias dignas. "Estou muito feliz. É a realização de um sonho, já que antes estava morando em um barraco e hoje estou indo para uma casa segura", afirmou a vendedora autônoma Jussara Barbosa Santos.
Com mais essas transferências, chega a 42 o número de imóveis alugados pela Prefeitura de Aracaju para os abrigados. No espaço coletivo do Santos Dumont, apenas seis famílias estão à espera de casas. "À medida que elas forem encontrando casas para alugar, devem entrar em contato com a Semasc para que a gente possa fechar o contrato de aluguel", ressaltou a gerente de benefícios emergenciais da Semasc, Maria das Graças Santos Oliveira.
Ajuda
Durante o tempo em que permanecem no abrigo disponibilizados pela Prefeitura, as famílias recebem alimentação três vezes ao dia. Outra ação desenvolvida por técnicos da Semasc é a entrega de kits de limpeza, colchões, cobertores, cesta-básica e ainda roupas e calçados doados pela sociedade.
As doações arrecadadas pela equipe da secretaria estão sendo distribuídas à medida que vão chegando à Estação Cidadania, localizada no Palácio Ignácio Barbosa (praça Olímpio Campos - Centro), local onde devem ser entregues. No caso da doação de móveis e eletrodomésticos, a Semasc dispõe de um carro que vai buscar o objeto na casa de quem está doando. Para solicitar o serviço basta ligar para um dos seguintes telefones: (79) 3218 7860 / 7816 / 7818.
As doações da população são enviadas diretamente para as famílias necessitadas, famílias como as de dona Maria das Dores Santos que teve seu barraco, no Morro do Avião, derrubado pela chuva. Ela recebeu total assistência da prefeitura e hoje está em uma casa alugada paga pelo município. "Agora estou feliz e segura e tudo isso graças a todas as pessoas da prefeitura que me ajudaram", comentou.