Funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, localizada no bairro 18 do Forte, saíram pelas ruas da comunidade munidos de panfletos educativos, apitos e bandeirolas em punho em uma caminhada de combate à dengue. A mobilização aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, e reuniu, além de profissionais da saúde, o grupo de idosos e artesãs do bairro e alunos de escolas públicas e particulares da região.
De acordo com o gerente da USF Francisco Fonseca, Francisco Carlos Teixeira de Mendonça, o objetivo da iniciativa é conscientizar os moradores do bairro sobre a importância de estar atentos aos cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. "A dengue é um mosquito domiciliar, por isso os principais parceiros em seu combate são os próprios moradores. Daí a importância de sair às ruas para fazer esse trabalho educativo", disse Francisco Carlos.
A caminhada teve como ponto de partida a Igreja Pio X e percorreu as ruas do bairro 18 do Forte. Durante o percurso, agentes municipais de saúde e de endemias entregaram folders educativos com orientações práticas sobre como proceder para prevenir a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além do trabalho de conscientização, os agentes de endemias realizaram intervenções em alguns domicílios onde foram os encontrados focos do mosquito da dengue.
Para a coordenadora da 6ª Região, Anaide Prado, que atende os bairros Palestina e 18 do Forte, de cobertura da USF Francisco Carlos, a caminhada serve para reduzir a proliferação do mosquito nos locais de maior incidência. "Os grandes focos de proliferação estão nas casas. À medida que se realiza um trabalho de conscientização como este, consequentemente se reduz os índices de infestação", pontuou a coordenadora.