Prefeitura faz campanha educativa na avenida Acrísio Cruz

Transporte e Trânsito
05/06/2009 12h44
Início > Noticias > 38058

Em Aracaju, a segunda 'causa morte' por acidentes de trânsito é o atropelamento. Com o objetivo de mobilizar toda a sociedade sobre a necessidade de diminuir os riscos de colisões envolvendo pedestres e motoristas, assim como garantir a segurança no trânsito, a Prefeitura de Aracaju estará durante todo o mês junho nas principais avenidas da cidade, promovendo diversas ações com o foco voltado para a conscientização da população.

Os trabalhos são desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que esteve durante toda a manhã desta sexta-feira, 5, distribuindo panfletos e orientando as pessoas sobre a importância de garantir o acesso dos pedestres às calçadas na avenida Acrízio Cruz. Nesse local funcionam muitos estabelecimentos comerciais que precisam estar adequados de modo a obedecer os espaços determinados de recuo, caso mantenham estacionamentos.

Para Rita de Cássia, da coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, os condutores devem compreender que suas necessidades individuais não podem estar acima da coletividade, o interesse deve ser o cidadão." Antes da campanha, as calçadas da cidade eram estacionamentos para automóveis, o que obrigava o pedestre a caminhar pelas ruas, colocando, assim, sua vida em risco. Há algum tempo estamos trabalhando para que haja uma transformação na forma de pensar das pessoas", explica.

O aposentado Raimundo José de Carvalho elogia essas todas essas ações que priorizam a vida e o bem-estar do cidadão. "As pessoas, no geral, só vêm seu lado. Quando estão de carro, reclamam dos pedestres que andam pelas ruas, mas, muitas vezes, são essas mesmas pessoas que estacionam nas calçadas, colocando em risco o pedestre, o motorista e a ordem no trânsito. O respeito deve ser cobrado", comenta.

Avenida Acrísio Cruz

Para garantir a fluidez do trânsito na região onde eram constantes os engarrafamentos, principalmente em horários de pico, a SMTT proibiu desde o último final de semana o estacionamento de veículos na avenida Acrízio Cruz. Outra medida adotada nesse sentido foi a mudança na mão de direção na avenida Joventina Alves, que agora é sentido Centro/Francisco Porto. Os resultados foram positivos e a população da região já pode circular em um trânsito mais tranquilo e seguro.