Força-tarefa erradica focos de dengue no bairro Atalaia

Saúde
05/06/2009 17h43
Início > Noticias > 38062

Nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de junho, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza mais uma força-tarefa do bairro Atalaia, zona sul da capital. Mais de cem profissionais estarão trabalhando nesses dois dias. Ao todo são 60 agentes de endemias, 30 homens da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 10 supervisores e quatro funcionários responsáveis pelo trabalho de pulverização.

A concentração das equipes acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves, localizada na rua Firmino Fontes, no bairro Atalaia. Nesta sexta-feira, as atividades aconteceram das 7h30 às 17 horas e no sábado, dos trabalhos vão das 7  horas ao meio-dia. A meta é visitar aproximadamente 2.500 residências nos dois dias da ação.

De acordo com o supervisor de endemias, José Roberto Dias, o objetivo é reduzir ao máximo os focos do mosquito no bairro Atalaia. "A nossa meta é manter um índice de infestação sempre baixo e evitar que o mosquito da dengue se desenvolva e chegue à fase adulta, vindo a transmitir a doença", disse.

A força-tarefa acontece em três etapas: trabalho focal (eliminação de possíveis criadouros), trabalho perifocal (pulverização das áreas externas das residências com o foco do mosquito) e o IEC (trabalho de Informação, Educação e Comunicação). "O grande foco desse trabalho é, além de combater os criadouros do mosquito, conscientizar os moradores para que eles tomem as precauções necessárias para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou José Roberto.